PUBLICIDADE
Topo

É hoje mesmo? Google faz 23 anos, mas já teve várias datas de aniversário

Doodle comemorativo de 23 anos do buscador do Google - Reprodução
Doodle comemorativo de 23 anos do buscador do Google Imagem: Reprodução

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

27/09/2021 17h12

A empresa por trás do buscador mais famoso dos últimos anos completa mais um ano de vida. Nesta segunda-feira (27), o Doodle do Google, que costuma estampar a página principal do motor de buscas em datas comemorativas, marca presença para celebrar os 23 anos de vida da gigante de buscas.

Mas, sabia que a data de aniversário da Google já mudou algumas vezes? A Google já comemorou aniversário nos dias 7, 8, 26 e 27 de setembro ao longo dos anos.

Ao que tudo indica, não existem razões lógicas para explicar as mudanças e também para a escolha definitiva do 27 como o dia oficial da comemoração. Pelo menos, não explicações oficiais.

Voltando no túnel do tempo, os até então estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Larry Page e Sergey Brin começaram a pensar no que hoje é o serviço de buscas Google lá em 1997.

A empresa foi formalizada em 4 de setembro de 1998, com o nome Google Inc.

Momento curioso: o primeiro Doodle foi publicado em 30 de agosto de 1998, um pouco antes de a empresa ser oficializada. Inicialmente, ele havia sido criado para ser uma resposta automática para um e-mail de "fora do trabalho".

Datas de aniversário da Google:

  • Em 2003, a data escolhida para celebrar a Google foi o dia 8 de setembro.
  • Em 2004, mudou para 7 de setembro (quando a Google fez oficialmente o seu 6º aniversário).
  • O dia 26 de setembro foi usado durante o 7º aniversário da empresa, em 2005.
  • O dia 27 passou a ser usado como referência ao primeiro doodle de aniversário após a 4ª celebração da existência da empresa, em 2006.

Depois de tantas indecisões, a partir de 2006, o dia passou a ser celebrado definitivamente em 27 de setembro.

Ao longo dos anos, o buscador cresceu, virou adulto e um gigante de buscas com bilhões de pesquisas ao redor do mundo, em mais de 150 idiomas — além dos vários outros braços da empresa.

Porém, o mistério do aniversário permanece.