PUBLICIDADE
Topo

Recursos 'secretos' e ódio às notificações: o que a galera achou do iOS 15

Divulgação/Apple
Imagem: Divulgação/Apple

Sarah Alves

Colaboração para Tilt, em São Paulo

21/09/2021 17h34

Quando a Apple libera uma nova atualização é comum o burburinho tomar conta da internet. Com o iOS 15, lançado para diversos modelos de iPhone na última segunda-feira (20), não seria diferente e as reações sobre os recursos já lotaram o Twitter.

O novo sistema operacional chegou com novidades que prometem facilitar o dia a dia e que causaram ansiedade desde o anúncio do novo sistema, em junho deste ano. Mas, o que será que as pessoas estão achando? Veja abaixo algumas impressões.

Arrastar e soltar

As atualizações do iOS trazem sempre a proposta de facilitar a navegação entre os aplicativos. Um recurso bastante elogiado nas redes sociais foi a possibilidade de encaminhar fotos apenas as arrastando e soltando na conversa que deseja. O recurso funciona assim:

Sons de fundo

Um dos recursos mais comentados é a possibilidade de colocar sons de fundo para diminuir os ruídos do ambiente. Entre as opções, é possível ativar barulhos do oceano ou chuva.

A atualização pode ser feita no campo de "Ajustes" do iPhone ou na opção de "Audição", na Central de Controle.

"Prevenir infartos"

Desde o anúncio do iOS 15, a novidade de que seria possível localizar o iPhone mesmo offline pelo app Buscar já chamou bastante atenção.

A Apple explicou que os dispositivos vão conseguir ser localizados mesmo 24 horas após estarem desligados ou mesmo se tiverem sido apagados. O recurso agradou bastante gente, principalmente quem já passou pelo susto de perder o celular.

A atualização também vale para AirPods, os fones sem fio da Apple — o que também deixou muita gente aliviada.

E o Safari, hein?

Agora, o navegador Safari mostra o número de abas abertas. E, acredite ou não, as pessoas estão um pouco chocadas com o número de páginas. "Ninguém me disse que o iOS 15 faria o Safari me expor assim", escreveu uma pessoa no Twitter. E você, tem quantas abas por aí?

Outras mudanças no navegador da Apple também foram notadas pelos usuários: a disposição das abas mudou e, para navegar entre elas, agora basta deslizar para direita ou esquerda. Você também pode criar guias para organizar as páginas abertas.

O que dividiu opiniões foi o design da barra de endereços, que passou para o rodapé da tela. Os usuários podem configurar isso nos ajustes para manter da forma antiga, além de incluir ou não uma imagem de fundo ao app.

"Eu tentando me acostumar com o Safari no iOS 15", diz o tweet:

Nem tudo são flores?

Já uma coisa que as pessoas não curtiram muito é o novo design das notificações. Segundo a Apple, os alertas foram reformulados para que os ícones dos aplicativos fiquem maiores e, assim, seja mais fácil identificá-los.

Foco

O iOS 15 também trouxe o Foco, uma atualização do Não Perturbe, com recursos especiais para receber apenas notificações necessárias dependendo da atividade. Está trabalhando? Então nada de receber alertas daquele amigo te marcando em memes, por exemplo. Terminou de trabalhar? Chega de ver e-mails fora do expediente.

É a aposta de muita gente para ter um dia mais produtivo.

Mapa de calor

Quem atualizou o iPhone também consegue ver uma espécie de mapa de calor com as temperaturas. A novidade, claro, também virou alvo de memes:

FaceTime para todos

Um pacote de novidades no FaceTime é um dos principais atrativos do novo sistema operacional da Apple. Agora, até quem tem Android ou Windows consegue se conectar às chamadas de vídeo com o app. Mas algumas pessoas questionaram a qualidade das ligações de vídeo:

"Usuários Android em chamadas FaceTime com iOS 15", diz o tweet acima.

No entanto, as pessoas também curtiram que as configurações para chamadas de vídeo são fáceis de serem acessadas agora. Dá para ajustar o modelo de exibição e o microfone em diversos aplicativos, por exemplo.