Topo

Covid-19: como emitir o certificado de vacinação em 3 idiomas

Certificado de vacinação contra a covid-19 pode ser emitido em três idiomas - GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDO
Certificado de vacinação contra a covid-19 pode ser emitido em três idiomas Imagem: GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Vinícius de Oliveira

Colaboração para Tilt, em São Paulo

24/08/2021 04h00Atualizada em 15/09/2021 17h30

O governo brasileiro disponibilizou em três idiomas o certificado do ciclo completo de vacinação contra a covid-19, conhecido como passaporte da vacina. O documento pode ser emitido em português, inglês e espanhol e está disponível no site do Conecte SUS e por meio do seu app para Android e iOS, que reúne informações dos Sistema Único de Saúde.

A emissão do certificado em outras línguas pode ser útil para pessoas que vão viajar ao exterior, considerando que a entrada de brasileiros foi barrada em alguns países por causa da pandemia do coronavírus. A documentação também pode ajudar nos casos em que é necessário comprovar a imunização.

Para emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, basta acessar o Conecte SUS: conectesus.saude.gov.br/home. Se estiver fazendo isso via site, clique em "Acessar" no quadro identificado como Cidadão, no lado esquerdo da tela. Faça login e digite a senha com suas informações do domínio gov.br.

Se não tiver cadastro na plataforma do governo, será preciso fazê-lo antes de gerar o certificado. Acompanhe o passo a passo:

Tela conecte SUS 1 - Reprodução - Reprodução
Tela do Conecte SUS
Imagem: Reprodução

Para criar sua conta no portal gov.br, você pode usar suas informações bancárias, número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), certificado digital e a validação facial no app Meu gov.br.

Tela conecte SUS 2 - Reprodução - Reprodução
Tela do Conecte SUS
Imagem: Reprodução

Após criada a conta, faça o login com seu CPF e senha. Clique no ícone vacinas. O Conecte SUS irá exibir as informações sobre as doses que você tomou: data e instituição. É importante ressaltar que as informações do portal podem demorar até dez dias úteis, aproximadamente duas semanas, para serem atualizadas.

Tela conecte SUS 3 - Reprodução - Reprodução
Tela do Conecte SUS
Imagem: Reprodução

Ao clicar na vacina aplicada, você terá acesso a outros dados importantes sobre o imunizante: lote, estabelecimento de saúde em que foi aplicado e código numérico do agente vacinador que o atendeu. Para emitir o certificado, clique em "Certificado de Vacinação".

Tela conecte SUS 4 - Reprodução - Reprodução
Tela do Conecte SUS
Imagem: Reprodução

Se precisar do documento em outra língua, basta clicar no ícone da bandeira do Brasil ou na sigla "BRA". Você poderá escolher entre os idiomas português, inglês e espanhol. Eles estão identificados pela bandeira dos Estados Unidos e pela da Espanha, respectivamente.

Tela conecte SUS 5 - Reprodução - Reprodução
Tela do Conecte SUS
Imagem: Reprodução

Após selecionar o idioma desejado, clique no ícone de compartilhar (uma caixa com uma seta para cima), localizado no canto superior direito, e um arquivo em PDF será disponibilizado. Salve no seu dispositivo ou imprima, caso seja necessário.

Além das informações sobre a vacina da covid-19, o Conecte SUS também traz o histórico de saúde do paciente e de procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde, como consulta, exames e atendimentos em geral. É possível marcar consultas pela plataforma.