Topo

WhatsApp poderá ter mensagens temporárias que desaparecem em 90 dias

WhatsApp - Getty Images
WhatsApp Imagem: Getty Images

Letícia Naísa

De Tilt*, em São Paulo

19/08/2021 17h27Atualizada em 19/08/2021 18h13

Faz algum tempo que o WhatsApp lançou o recurso de mensagens temporárias no aplicativo. Qualquer texto ou mídia desaparece da conversa depois de 7 dias a partir do envio se a função estiver ativada.

Segundo o site WABetaInfo, especializado em antecipar as novidades em teste no WhatsApp, o aplicativo poderá oferecer um tempo maior para as mensagens que se autodestroem. Por enquanto, não é possível escolher o tempo de acesso às mensagens temporárias.

A opção de 90 dias pode ficar na mesma janela de configuração das mensagens temporárias de uma semana (veja como acessar o recurso abaixo). O WABetaInfo afirma que este recurso foi encontrado na atualização 2.21.9.6 do app de testes para Android e está em desenvolvimento.

O que já tem no app

Também é possível tornar todas as mensagens de um grupo autodestrutivas, mas a opção só aparece para os administradores. Em uma conversa entre duas pessoas, ambas podem ativar ou desativar o recurso.

Enquanto o recurso estiver ligado, todas as mensagens trocadas numa conversa desaparecem após sete dias, mesmo que você as tenha lido ou não. O WhatsApp, ressalta que há exceções:

  • Se você responder a uma mensagem temporária, o texto dela continuará aparecendo acima da sua resposta mesmo depois de sete dias
  • Se uma mensagem temporária é encaminhada para uma conversa onde o recurso está desativado, ela desaparece na conversa original, mas não na conversa para onde foi encaminhada
  • A prévia de uma mensagem temporária, que aparece na notificação do celular, pode continuar ali se você não apagar a notificação, mesmo após sete dias
  • Outra exceção tem a ver com mídias. Por padrão, as fotos e vídeos que você recebe no WhatsApp são automaticamente baixados e armazenados na memória interna do celular a não ser que você desative o download automático nas configurações.
  • Se você receber uma mídia temporária, ela vai desaparecer da conversa após sete dias, mas se já tiver sido baixada, continuará salva na memória do seu celular até que você a apague manualmente. A solução é desligar o download automático, nesse caso, ou apagar um por um as fotos e vídeos que você recebeu.

Como ativar o recurso

Para usar a ferramenta de mensagens temporárias, siga o passo a passo:

  1. Abra uma conversa no WhatsApp;
  2. Toque no nome do contato (ou do grupo);
  3. Role para baixo e toque em "Mensagens temporárias"
  4. Se solicitado, toque em "Continuar"
  5. Selecione "Ativadas"

Para desativar o caminho é o mesmo.

*Com texto de Lucas Carvalho