Topo

Novos celulares da Nokia vêm com tela 'blindada' e bateria para 3 dias

Novo Nokia C30 será lançado no Brasil - Divulgação
Novo Nokia C30 será lançado no Brasil Imagem: Divulgação

Letícia Naísa

De Tilt, em São Paulo

26/07/2021 21h00Atualizada em 28/07/2021 20h12

A empresa finlandesa HMD Global, dona da marca de celulares Nokia, anunciou nesta segunda-feira (26) três novos modelos para o mercado global: Nokia XR20, Nokia 6310 e Nokia C30. Os aparelhos se destacam pela bateria de longa duração e pela resistência: um deles vem com tela "blindada" contra quedas de até 1,80 metro.

Nem todos os celulares estarão disponíveis no Brasil por enquanto, apenas o Nokia C30, com valor ainda não confirmado. Para efeito de comparação, os modelos vendidos por aqui não passam de R$ 1.500.

A marca ficou ausente do Brasil por alguns anos, mas tem investido no consumidor que precisa de um celular para o dia a dia a preços mais acessíveis. Em 2020, lançou cinco modelos de aparelho no país e está de olho na cobertura 5G.

Mais tela e mais bateria

O foco do modelo Nokia C30 é atrair quem gosta de telas maiores. O novo aparelho tem 6,8 polegadas, é a maior entre os celulares da Nokia até agora.

Com bateria de 6.000 mAh, a promessa é de que ela dure por até três dias com uma única carga. O sistema operacional incluso no aparelho é o Android 11.

Nokia C30 - Divulgação - Divulgação
Nokia C30
Imagem: Divulgação

Quanto às especificações de câmera, a frontal é de 5MP e a traseira, 13MP.

Na Europa, o Nokia C30 custará 99 euros.

Durabilidade

Se você vive com a tela do celular rachada e sofre cada vez que deixa cair o coitado no chão sem querer, a Nokia quer acabar com os seus problemas. A marca já é conhecida pela resistência desde os tempos do tijolão — o modelo 3310 era quase indestrutível —, e quer levar a mesma durabilidade aos smartphones.

A frase de ordem da apresentação do modelo XR20 é "feito para durar". No vídeo promocional, o celular é literalmente colocado embaixo da torneira e lavado — e sai intacto. Segundo a empresa, ele aguenta até uma hora debaixo d'água e foi construído para sobreviver a condições extremas, como altas temperaturas e quedas de alturas de até 1,80 m.

Celular Nokia XR20 é jogado em balde d'água - Divulgação - Divulgação
Celular Nokia XR20 é jogado em balde d'água
Imagem: Divulgação

A promessa é cumprida, diz o fabricante, graças à tecnologia do Corning Gorilla Glass Victus, um tipo de vidro mais resistente do que outros utilizados em celulares. O aparelho tem tela de 6,67 polegadas.

Confiante, a Nokia chamou até jogadores de futebol para chutar o celular para longe. Roberto Carlos recriou o famoso chute da partida Brasil x França de 1997 e a jogadora francesa Lisa Zimouche também pôde chutar o aparelho e jogá-lo num balde d'água.

Jogador Roberto Carlos chuta celular Nokia XR20 - Divulgação - Divulgação
Jogador Roberto Carlos chuta celular Nokia XR20
Imagem: Divulgação

Jogadora Lisa Zimouche chuta Nokia XR20 - Divulgação - Divulgação
Jogadora Lisa Zimouche chuta Nokia XR20
Imagem: Divulgação

O modelo possui uma dupla de 48 MP e 13 MP com lentes ZEISS, além de áudio espacial e conectividade 5G. Ele já vem com o Android 11 e o software vai receber atualizações garantidas por três anos.

A proposta parece muito boa, mas, por enquanto, não tem no Brasil.

Novo tijolinho

Nokia 6310 - Divulgação - Divulgação
Nokia 6310
Imagem: Divulgação

O último lançamento da marca é um celular com cara de vintage. O Nokia 6310 é inspirado nos clássicos modelos da Nokia e faz parte da linha Originals: tem o jogo da cobrinha, tem teclas de apertar de verdade, a bateria dura semanas e a tela é de 2,8 polegadas. Não tem internet, é verdade, mas cabe dois chips, tem radinho FM e ele pode ler suas mensagens para você.

Na Europa, vai custar 40 euros e virá nas cores amarelo, azul, verde e preto. Por aqui, ficamos no aguardo.