Topo

Se liga! Apple libera atualização de segurança para iPhones e iPads antigos

iPhones 6 e iPhone 6 Plus expostos em loja da Apple - Justin Sullivan/Getty Images/AFP
iPhones 6 e iPhone 6 Plus expostos em loja da Apple Imagem: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

17/06/2021 16h05

Se você tem um iPhone ou iPad mais antigo, que roda o iOS 12, atualize o sistema o mais rápido possível. A Apple lançou uma atualização de emergência, para corrigir três falhas de segurança, que já poderiam estar sendo aproveitadas por hackers.

A primeira das vulnerabilidades é uma corrupção de memória, as outras são relacionadas ao WebKit - o motor de renderização de páginas web, para os navegadores Safari e Chrome. Todas podem permitir que criminosos executem códigos maliciosos no dispositivo. De acordo com a empresa, duas delas já teriam sido "exploradas ativamente".

O iOS 12.5.4 é imprescindível para os seguintes aparelhos, fabricados até 2013, que não são compatíveis com as novas versões do sistema operacional da Apple:

  • iPhone 5s
  • iPhone 6
  • iPhone 6 Plus
  • iPad Air
  • iPad mini 2
  • iPad mini 3
  • iPod touch (6ª geração)

Para atualizar, basta ir em "Ajustes > Geral > Atualização de software". Recomenda-se manter ativada a opção "Atualizações automáticas", para que elas sejam instaladas assim que estiverem disponíveis.

Apesar de estes smartphones e tablets não conseguirem instalar o iOS a partir do 13 (já estamos no 14.6 e o 15 é esperado para o segundo semestre) e ficarem de fora de novos recursos e apps, a Apple segue, ao menos, oferecendo atualizações para falhas de segurança e bugs de tempos em tempos. Assim, apesar de uma certa obsolescência programada, eles ainda poderão ser utilizados por alguns anos.

Se o seu iPhone ou iPad for compatível com novas versões do iOS - mas por algum motivo você preferiu se manter na 12 -, não será possível instalar a atualização. A única opção é fazer um upgrade no sistema.

Para confirmar qual versão está utilizando, vá em "Ajustes > Geral > Sobre".