Topo

WhatsApp testa um jeito de usarmos versão web sem dependermos do celular

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Rosália Vasconcelos

Colaboração para Tilt

22/05/2021 04h00

Em breve, o WhatsApp Web pode não mais precisar de um celular para funcionar. Uma nova versão do mensageiro para computadores (web ou desktop) já está sendo testada para oferecer essa funcionalidade.

Se for confirmada, a nova ferramenta terá um papel muito importante para nos livrar da dependência em relação a um smartphone. As informações são do "WABeta Info", site especializado em notícias relacionadas ao app.

Apesar da desvinculação da versão web com o celular, a atualização dos dados de forma instantânea entre todos os dispositivos conectados vai continuar acontecendo. Ou seja, tanto as conversas no computador quanto no aplicativo móvel serão sincronizadas assim que a pessoa realizar os acessos online na plataforma.

Essa operação só será possível graças aos investimentos que o WhatsApp tem feito para permitir o login de uma mesma conta em diversos aparelhos ao mesmo tempo, de maneira independente. Ao que tudo indica, serão quatro acessos simultâneos e independentes.

Neste caso, o celular terá duas funções principais: fazer a conexão inicial com os aparelhos "secundários" (provavelmente pelo mesmo método que já acontece hoje, via QR Code) e gerenciar esses acessos simultâneos, com a possibilidade de derrubá-los, se for necessário.

No entanto, o WhatsApp Web não dependerá do aplicativo móvel para continuar ativo, por exemplo, caso o smartphone descarregue ou esteja a uma longa distância.

Sobre o novo recurso, o mensageiro fez um anúncio discreto e ainda não há previsão de quando estará disponível, mas acredita-se que será em breve.

O que se sabe é que o novo WhatsApp Web estará disponível tanto para Android quanto para iOS, num futuro próximo. Além disso, a atualização também deve se estender ao WhatsApp Business, já que esse recurso tem sido uma demanda de muitas empresas.

Como funciona o WhatsApp Web hoje

Atualmente, o WhatsApp para computadores, seja Web ou desktop, funciona como uma espécie de "porta de entrada" para visualizar e redigir o conteúdo ou enviar documentos e imagens. Mas quem faz a entrega e o recebimento das mensagens para os contatos é o aplicativo móvel.

Embora essa logística de comunicação tenha sido satisfatória e sem maiores atrasos até agora, na maioria das vezes a dependência da versão PC ao celular implica em algumas limitações. Entre elas, a necessidade do smartphone estar carregado e conectado para que o WhatsApp Web funcione.

Ou seja, se o aparelho não estiver conectado à internet, não será possível manter as conversas na web. Quando o wi-fi também cai ou a bateria do celular descarrega, o WhatsApp no PC fica travado e as conversas não são concluídas, mesmo que o computador esteja conectado à web, por exemplo.