PUBLICIDADE
Topo

Vida real: ela virou fenômeno no TikTok ao dividir tentativas de engravidar

Kara Burnett, 29, viralizou no TikTok ao relatar tentativas frustradas para engravidar - Arquivo pessoal
Kara Burnett, 29, viralizou no TikTok ao relatar tentativas frustradas para engravidar Imagem: Arquivo pessoal

Bárbara Therrie

Colaboração para Tilt

12/03/2021 04h00

Algumas mulheres que desejam engravidar passam por duas grandes preocupações no início do processo: insegurança de expor as tentativas frustradas e a decisão de só contar que está grávida após o primeiro trimestre. Kara Burnett, 29, de Park City, em Utah, nos Estados Unidos, decidiu fazer diferente.

Em seu perfil no TikTok, compartilhou um vídeo com uma sequência de gravações com a própria reação a todos os exames negativos de gravidez que recebeu. No final de tudo, após quase um ano de captura de imagens, o tão esperado positivo.

O conteúdo foi publicado em novembro de 2020 e tem sido um sucesso até hoje. Atualmente, ele soma mais de 1,4 milhão de curtidas, 18,7 mil comentários e mais de 12 mil compartilhamentos.

"A ideia de gravar esses vídeos surgiu porque eu queria ter a minha reação de quando descobrisse que estava grávida registrada para sempre. Após oito meses tentando, eu pensei que, em vez de excluir todos os vídeos com os resultados negativos, eu poderia juntá-los e mostrar com um eventual positivo", contou a Burnett a Tilt.

Antes de divulgar o vídeo, Burnett tinha menos de mil seguidores. Mas com a repercussão e as publicações posteriores, o número saltou para mais de 88 mil. "É muito louco", disse ela, que trabalha com marketing.

Burnett lembra que, com a repercussão do vídeo, passou a receber mensagens de muitas pessoas agradecendo por ela ter sido vulnerável em um momento tão delicado diante das frustrações de não engravidar logo.

A cada resultado negativo, Burnett sentia um misto de coisas: ficava triste, confusa e desapontada.

"Foram 11 meses de negativo. Cada um doeu. Comecei a achar que havia algo de errado comigo. Minha mãe teve seis gestações, um aborto espontâneo, ela ficava grávida 'sem tentar'. Passei a me questionar o porquê eu não conseguia engravidar", afirmou.

"Os filmes e programas fazem parecer que acontece no primeiro mês, mas agora eu sei que não é o caso e está tudo bem", acrescentou.

Para a profissional, a mensagem que desejou passar ao compartilhar o seu vídeo foi a de esperança para outras mulheres que passam pela mesma coisa. "É um assunto que não é tão falado. Não sei se por medo ou por preocupação [das mulheres] de serem julgadas."

A profissional fez questão de compartilhar também a reação do marido Matt, com quem está junto há cinco anos, ao ser informado que será pai.

@kara_burnett_

Reply to @user745231901 many askedI'm going to do my best to share this entire new chapter and journey with y'all #pregnant

? Sedona - Houndmouth

Gravidez e maternidade reais

Com a descoberta da gravidez, o perfil de Burnett no TikTok mudou para focar na gestação e maternidade real. "O vídeo original foi tão bem recebido que as pessoas começaram a me seguir, a comentar e a pedir atualizações querendo ver a minha jornada."

Desde o ano passado, ela compartilha vídeos dela nas consultas, fazendo ultrassons, falando de alguns sintomas, respondendo a algumas perguntas (como se vai ou não tentar um parto normal) e coisas engraçadas relacionadas à gravidez.

Sem uma estratégia definida para manter os seguidores interessados, Burnett diz que tenta postar diariamente, mas, às vezes, a gravidez a deixa tão cansada que ela não consegue.

A exposição nas redes sociais tem sido boa e ruim, segundo ela. "A maioria das pessoas é positiva e feliz, e recebe a mensagem de esperança. Há outras que são simplesmente más, mas tudo bem, eu sei que elas têm suas próprias batalhas."

Na 28ª semana gestação e, em meio aos preparativos do enxoval, Burnett não vê a hora de ver o rostinho do filho, abraça-lo e beijá-lo. Ela e Matt ainda não escolheram o nome do bebê, que é um menino. O parto previsto para o dia 25 de maio.

Segundo ela, os vídeos no TikTok vão continuar. A próxima "temporada" será a rotina como mãe de primeira viagem.