Topo

Super-heróis da pandemia: festa de bebê viraliza com tema sobre cientistas

Fotos do biólogo Átila Lamarino e da pneumologista Margareth Dalcolmo fizeram parte do tema do bolo - Reprodução/Twitter
Fotos do biólogo Átila Lamarino e da pneumologista Margareth Dalcolmo fizeram parte do tema do bolo Imagem: Reprodução/Twitter

Mirthyani Bezerra

Colaboração para Tilt

08/03/2021 10h20

Em vez de super-heróis de mentirinha, personagens de desenhos animados ou contos de fada, a comemoração do aniversário de um ano de um bebê no município de Goiás, em Goiás, teve como tema o trabalho de cientistas no combate à pandemia da covid-19.

A mãe, a jornalista Sílvia Amélia de Araújo, 40, compartilhou o registro da comemoração do pequeno Antônio no Twitter. Em pouco tempo, a publicação viralizou. Na imagem, o bolo de aniversário trazia fotos com os rostos de pesquisadores que se tornaram bastante conhecidos entre os brasileiros durante a pandemia, como o biólogo Átila Lamarino, a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo, a bióloga e divulgadora científica Natalia Pasternak.

A Tilt, a mãe contou que desde que o filho nasceu, uma semana antes de a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarar a pandemia, ela acompanha dia e noite o noticiário para se manter informada sobre a situação no Brasil e no mundo.

Isso se tornou tão fixo na rotina da família, que o pai de Antônio sugeriu brincando que ela poderia usar a ciência e o trabalho dos infectologistas como tema da festa. E não é que ela gostou da ideia?

"Durante esse período não tive cabeça para ver desenho animado. Eu sempre assisto à televisão, às vezes deixo só no mudo com as legendas, e vejo as entrevistas com os infecto[logista]s que eu gosto. Eu falo com meu filho com a voz empolgada 'olha, a Natalia [Pasternak] vai falar' e ele vibra", disse.

"Eu tenho muita admiração e respeito pelos cientistas que estão lutando contra a covid-19, e decidimos fazer o aniversário dele com esse tema. Aniversário de um ano é sempre escolha dos pais", acrescentou.

O pequeno Antônio curtiu a comemoração. Segundo a mãe, ele passou a festa inteira brincando com a foto dos personagens.

Aniversario de Antônio teve cientistas como tema  - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Aniversario de Antônio teve cientistas como tema
Imagem: Arquivo pessoal

O aniversário de bebê foi a primeira vez em um ano que o casal viu alguém da família. A irmã de Silvia foi para Goiás com o marido e os filhos, após fazerem teste de covid-19.

"Eu fiz 40 anos recentemente e não comemorei. E olhe que eu gosto de fazer festa. Depois do meu aniversário fiquei pensando que seria muito triste não fazer nada para celebrar o um ano do meu filho", lembrou. Os parentes acharam divertido o tema escolhido para o bolo. O cunhado, assim que viu o bolo, disse: "Ficou distópico, ficou bonito."

Silvia disse ter recebido o apoio de muita gente no Twitter após a postagem, mas que teve quem foi lá para criticar e até destilar ódio. "Agora está aparecendo cada vez mais gente me atacando. Eu vou focar nas pessoas que acharam legal, mas dá um pouco de medo. Comecei a bloquear esses perfis, nunca precisei bloquear ninguém no Twitter", destacou.

Questionada se ela sonha com um futuro na ciência para o filho, ela disse que vai garantir a ele a liberdade de escolha sobre o ele desejará ser quando crescer. Mas um dos primeiros passos é que ele cresça respeitando o trabalho dos cientistas.