PUBLICIDADE
Topo

Até que enfim! WhatsApp permite importar figurinhas animadas; saiba como

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

02/03/2021 15h30

O WhatsApp está finalmente permitindo a importação de pacote de figurinhas animadas de aplicativos de terceiros. O recurso começou a ser lançado nesta terça-feira (02) somente em alguns países: Brasil, Irã e Indonésia. As versões compatíveis com a função são a 2.21.40 no iOS e a 2.21.5.6 no Android.

A plataforma já possibilitava importar figurinhas estáticas. A novidade fica por conta dos stickers animados. Para testar o novo recurso, você pode usar o app mais conhecido de criação de stickers, o Sticker Maker - disponível para Android e iOS.

O app permite criar, gratuitamente, figurinhas animadas a partir de um GIF ou vídeo do seu rolo de câmera. O Sticker Maker irá convertê-lo automaticamente em um arquivo webp, pronto para ser importado para o WhatsApp.

Para fazer a importação para o mensageiro é preciso criar um pacote de figurinhas contendo pelo menos três stickers. Além disso, o pacote deve conter somente figurinhas estáticas ou somente figurinhas animadas, de acordo com as diretrizes do WhatsApp.

Como o recurso é muito recente, pode demorar até 24 horas para ser liberado. Portanto, não se desespere caso ainda não tenha aparecido para você.

Confira abaixo como fazer seu pacote de figurinhas animadas e como importá-lo para o WhatsApp.

  1. Abra o app Sticker Maker.

  1. Toque em "Create a new sticker pack".

  1. Dê um nome para o pacote e insira também um nome para o autor. Toque em "Create".

  1. Toque no pacote criado.

  1. Toque nos quadrados para inserir um GIF ou vídeo. O espaço do topo será usado como ícone do pacote, não podendo ser usado para envio.

  1. Escolha a pasta em que está a imagem (câmera, galeria, arquivos ou texto).

  1. Escolha o vídeo ou GIF desejado.

  1. Toque em "Choose".

  1. Faça o mesmo com as outras imagens até completar três figurinhas ou a quantidade que desejar. Ao finalizar, toque em "Add to WhatsApp".

  1. Aguarde os anúncios. Toque em "Save" para salvar seu pacote no WhatsApp.

  1. Pronto, suas figurinhas animadas estão prontas para uso. Basta tocar no ícone de figurinhas e no pacote criado.