PUBLICIDADE
Topo

Mensagens autodestrutivas do WhatsApp vão sumir em 7 dias; veja como será

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Mirthyani Bezerra

Colaboração para Tilt

03/11/2020 16h04

O WhatsApp divulgou os detalhes de como vai funcionar as tão esperadas mensagens e mídias autodestrutivas que há tempos vêm sendo testadas pela empresa. As informações foram adicionadas à seção FAQ (perguntas frequentes) da plataforma, embora o recurso ainda não esteja disponível para os usuários.

A seção explica que o usuário vai precisar ativar esse recurso no aplicativo e, a partir daí, as conversas vão desaparecer automaticamente após sete dias. Ao ativá-lo, os arquivos de mídia enviados em uma conversa também desaparecerão.

"A configuração mais recente afeta todas as mensagens de uma conversa, mas as mensagens enviadas ou recebidas antes da ativação das mensagens temporárias não serão afetadas", adverte o texto.

O site ainda explica que em conversas individuais ambos usuários vão poder ativar ou desativar as mensagens temporárias, mas nos chats em grupos apenas os administradores terão esse poder.

Entenda como vai funcionar

  • Ainda que você não abra o aplicativo por sete dias (improvável, sabemos), as mensagens desaparecerão do mesmo jeito;
  • Se, mesmo após sete dias, a mensagem ainda estiver pré-visualização -- aquela notificação que aparece na tela do seu celular sem que você tenha aberto o aplicativo --, você vai poder lê-la até que o WhatsApp seja aberto;
  • Se você responder uma mensagem temporária, o texto dela pode continuar sendo exibido na em cima da sua resposta mesmo após os sete dias.
  • Se você encaminhar uma mensagem temporária para uma conversa onde as mensagens temporárias estão desativadas, ela não vai desaparecer.
  • Se você fizer backup antes de uma mensagem temporária desaparecer, ela vai ser incluída nele, mas se apagará quando o usuário restaurá-lo.

Mesmo que você tenha ativado o recurso, as fotos, vídeos, GIFs e outros arquivos de mídia temporários que foram compartilhados poderão ser salvos nos aparelhos que tenham o download automático ativado— para desativá-lo vá em Configurações/Ajustes > Uso de dados e armazenamento.

Além disso, as mensagens temporárias ainda estão passíveis de capturas de tela, a pessoa com que você conversa ainda vai poder copiar e colá-la, sem falar que dá para fazer foto da conversa usando outro aparelho ou câmera. Por isso, é melhor pensar duas vezes antes de, por exemplo, mandar aquele nude se confiando apenas na autodestruição da foto ou vídeo.

O WhatsApp aconselha no FAQ a enviar mensagens temporárias apenas para pessoa que você confia. Ainda não se sabe quando a novidade estará disponível para os usuários. A certeza mesmo é de que ela existe e logo deve pintar por aí.