Topo

WhatsApp testa impressão digital para liberar acesso do usuário no modo web

O recurso foi encontrando na versão de testes WhatsApp para Android - Reprodução/WABetaInfo
O recurso foi encontrando na versão de testes WhatsApp para Android Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Mirthyani Bezerra

Colaboração para Tilt

17/09/2020 10h24

Uma nova versão de testes do WhatsApp mostrou sinais de que a empresa planeja exigir a impressão digital do usuário para liberar o acesso do aplicativo pelo navegador de internet.

O site WABetaInfo, que costuma antecipar novidades do app, encontrou evidências desse reforço na segurança da plataforma na versão 2.20200.10 beta do WhatsApp, a mais recente, para o Android.

Para aqueles que nunca usaram a versão do WhatsApp Web, ele permite que você acesse a plataforma no seu PC ou Mac meio de um código QR, ao escaneá-lo pelo app instalado no seu smartphone.

De acordo com o WABetaInfo, a mudança deve evitar que seu WhatsApp abra no computador só porque você logou nele uma vez, como acontece hoje, acrescentando uma nova camada de segurança às suas conversas. O acesso só será liberado quando houver a autenticação da impressão digital no aplicativo em seu celular. Isso é especialmente importante para usuários que acessam o WhatsApp Web de um aparelho usado por várias pessoas.

Ao que parece, esse recurso ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento. Por isso pode demorar um pouco até que a autenticação de impressão digital para a Web chegue a nós usuários.

Além disso, ainda não há informações se a atualização deve substituir o método atual, que usa a leitura do código QR, ou se a novidade é apenas uma camada extra de segurança opcional para aqueles que desejam limitar o acesso externo potencial aos seus bate-papos.

Também não está claro se o suporte ao desbloqueio facial será adicionado no futuro para aparelhos que suportam o recurso —embora a API (um tipo de ponte entre o programa e apps criados por outras pessoas) biométrica do Android 10 já permita isso. Vamos aguardar.