Topo

Pelo computador! WhatsApp testa chamadas de voz e vídeo na versão web

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

15/09/2020 14h02

O WhatsApp Web enfim pode trazer dois recursos bastante utilizados que atualmente estão disponíveis apenas para os smartphones: as chamadas de voz e de vídeo. Os recursos estão em fase de desenvolvimento e não têm data para serem liberados, segundo informações do site WABetainfo.

De acordo com a publicação, o mensageiro está testando ícones para os recursos na atualização 2.2037.6 da plataforma WhatsApp Web, que vai trazer também novos ícones de anexo e tela de carregamento. Mas, os botões estão indisponíveis porque as chamadas de voz e vídeo ainda não foram totalmente desenvolvidas.

WhatsApp testa chamadas de voz e vídeo para versão web 2 - Reprodução/WABetaInfo - Reprodução/WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

O próprio WABetainfo, que costuma antecipar as atualizações do WhatsApp, havia informado que a equipe do aplicativo de mensagens estava trabalhando para tentar disponibilizar os novos recursos para versão web e desktop desde o mês de junho.

WhatsApp testa chamadas de voz e vídeo para versão web 1 - Reprodução/WABetaInfo - Reprodução/WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

O aplicativo também está perto de permitir que os usuários façam chamadas em grupo, aproximando ainda mais a versão Web das disponíveis para Android e iOS.

WhatsApp testa chamadas de voz e vídeo para versão web 3 - Reprodução/WABetaInfo - Reprodução/WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Além disso, o WhatsApp deve trazer uma nova tela de carregamento do Web que permitirá usar a mesma conta do aplicativo em vários aparelhos.

O WABetainfo afirma ainda que a nova atualização do aplicativo quer deixar claro a segurança do aplicativo para o usuário. Por isso, o WhatsApp deve adicionar um novo rótulo indicando que o processo é criptografado de ponta a ponta.

Mudança no brilho da tela

A equipe de desenvolvimento do WhatsApp tem trabalhado em recursos que permitirão ao usuário mais controle com relação ao papel de parede. Segundo o WABetainfo, o aplicativo deve liberar a possibilidade de ajustar o brilho do plano de fundo da tela.

A intenção dos desenvolvedores é que a leitura de mensagens não seja prejudicada por uma imagem muito clara ou muito escura. O recurso ainda está em desenvolvimento e, quando for oficializado, poderá ser encontrado quando o usuário trocar o papel de parede na área de configurações.