PUBLICIDADE
Topo

Do tipo de foto ao filtro: veja 7 dicas para organizar o feed do Instagram

Erik Lucatero/ Unsplash
Imagem: Erik Lucatero/ Unsplash

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

25/07/2020 04h00

Se você gosta de tirar fotos e compartilhá-las com seus amigos no Instagram, pode usar seu tempo na quarentena para organizar seu feed. Estas dicas são para aqueles que gostam de um feed organizadinho, mas também para marcas que querem usar a plataforma para promover seus serviços e trabalhos.

Abaixo apresentamos sete propostas para deixar seu perfil mais ajeitado e, consequentemente, mais atraente para seus seguidores acompanharem.

1. Escolha uma estética

O que você gosta de fotografar? O que você gosta de fazer? Parta desse princípio: o seu feed do Instagram tem que refletir o que você ou a sua marca é.

Por exemplo, se você gosta de culinária, pode tirar ótimas fotos dos seus pratos e fazer um feed gastronômico. Ou, se você adora viajar, tire lindas fotos durantes suas viagens. O importante é que tudo esteja conversando entre si.

2. Pense no feed antes de tirar uma foto

Para um feed organizado e coeso, você deve pensar nele sempre que tirar uma foto para postar no Instagram. É preciso que as fotos sigam uma linha, uma estética para que tudo faça sentido dentro do feed como um todo.

3. Seja seletivo

Se você quer um feed bonito e harmônico, é importante dar atenção à fotografia, ou seja, aprimorar seu olhar fotográfico. Uma boa iluminação, enquadramento dos objetos e alinhamento da paisagem, por exemplo, dão mais qualidade à imagem.

Além disso, você deve ser seletivo. Se você tirou uma foto bem bacana, mas que não combina com o seu feed e mesmo assim quer postá-la, pode ser o caso de compartilhá-la nos Stories, por exemplo. Assim, você não estará desperdiçando uma bela imagem e também não desorganizará seu feed.

4. Use filtros semelhantes

Para que todas as fotos combinem e conversem entre si, é importante que tenham os mesmos tons. Para isso, você deve procurar usar sempre o mesmo filtro ou filtros semelhantes, que não oscilem muito o tom das imagens.

5. Escolha apenas um formato de foto

Padronizar as bordas e recortes é importante para manter a ordem no feed. O Instagram permite a publicação em quadrado, horizontal e vertical. Procure sempre manter as fotos em um mesmo formato para que não haja uma poluição visual.

6. Quebre a sequência de imagens parecidas

Postar um mesmo tipo de foto pode ser cansativo para quem olha o feed. Por isso, existem as fotos "respiro", aquelas que são de um tema diferente (foto com amigos em meio a uma sequência de selfies, por exemplo), para evitar transmitir a sensação de um feed monótono. Mas lembre-se sempre de manter a estética.

7. Use apps de organização

Existem alguns apps que podem ajudar a visualizar o feed para checar se está tudo em seu devido lugar e se aquela nova foto vai se encaixar bem.

A organização do feed tem que ser algo divertido e leve. Se cansou de deixar tudo "perfeitinho", não tem problema: parte para outra e poste o que quiser.