PUBLICIDADE
Topo

Cometa Neowise passa por Stonehenge e rende foto de tirar o fôlego

Mirthyani Bezerra

Colaboração para Tilt

15/07/2020 12h05Atualizada em 21/07/2020 11h55

O cometa Neowise foi fotografado no começo da semana passando sobre o misterioso monumento de Stonehenge, na Inglaterra e virou a imagem do dia da Nasa (agencia espacial americana) na terça-feira (14). A foto de tirar o fôlego foi feita pelo fotógrafo Declan Deval durante o amanhecer quando o cometa, oficialmente conhecido como C/2020 F3, "passou" por lá.

O Neowise é primeiro cometa visualizado a olho nu da Terra em 2020 —mas só no Hemisfério Norte. Lá, o cometa aparece se você olhar para a direção noroeste um pouco antes do amanhecer, ou depois do entardecer. Quanto mais baixo na linha do horizonte, melhor.

Ele é "novinho": foi descoberto em março desse ano pelo telescópio espacial da Nasa de mesmo nome, e vai alcançar o ponto mais próximo da Terra no próximo dia 23 desse mês, a 103 milhões de quilômetros de distância.

Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional presenciaram um espetáculo parecido com o visto por Deval. No dia 5 de julho, eles viram o Neowise surgir no horizonte um pouco antes do amanhecer terrestre.

"Logo antes da alvorada, o cometa se tornou visível durante aquele curto período de tempo em que ainda estava perto do Sol, mas o Sol ainda estava oculto para a Terra. (...) Foi uma cena incrível de ser vista", contou o astronauta da Nasa Bob Behnken, lançado recentemente à ISS, ao podcast "The Daily" do The New York Times, no dia 7 de julho.

O Neowise surpreendeu muitos astrônomos por ter sobrevivido apesar de uma trajetória tão próxima do Sol, mas ele se iluminou dramaticamente, desenvolvendo caudas impressionantes de íons (tons azuis) e poeira (tons brancos).