Topo

Vídeo incrível mostra como astronautas da ISS viram cometa Neowise

Mirthyani Bezerra

Colaboração para Tilt

14/07/2020 14h32Atualizada em 21/07/2020 11h55

Sem tempo, irmão

  • Estação espacial passava sobre o Oriente Médio um pouco antes do amanhecer
  • Astronautas tiraram centenas de fotos para registrar o momento
  • Você pode ver o que os astronautas presenciaram em um vídeo feito com as imagens
  • O filme foi feito usando 550 fotos de longa exposição e tem duração de sete minutos

Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) presenciaram no último dia 5 de julho um verdadeiro espetáculo cósmico. Enquanto a estação passava sobre o Oriente Médio, um pouco antes do amanhecer, eles avistaram o cometa recém-descoberto Neowise, com suas duas caudas brilhantes, surgindo no horizonte.

"Logo antes da alvorada, o cometa se tornou visível durante aquele curto período de tempo em que ainda estava perto do Sol, mas o Sol ainda estava oculto para a Terra. (...) Foi uma cena incrível de ser vista", contou o astronauta da Nasa Bob Behnken, lançado recentemente à ISS, ao podcast "The Daily" do The New York Times, no dia 7 de julho.

A equipe registrou o momento e as centenas de fotos de tiradas da ISS foram disponibilizadas para download nos arquivos da Nasa. Você pode ver o que os astronautas presenciaram graças ao trabalho do artista gráfico Seán Doran, sediado no Reino Unido. Ele fez o download das imagens e criou um vídeo de sete minutos com qualidade 4K, que mostra o cometa Neowise surgindo no horizonte e sendo ofuscado pela luz do Sol quando o dia amanhece.

"Pegue uma bebida gelada, desligue as luzes, tire a roupa, fique confortável e coloque para passar na sua televisão grande. Consuma enquanto bebe", tuitou Doran na quinta-feira (9).

O filme foi feito usando 550 fotos de longa exposição. Normalmente, as imagens dariam um vídeo de 18 segundos de vídeo, mas o artista gráfico intercalou as imagens para preencher quadros, suavizar a sequência e criar uma experiência de reprodução contínua, o que resultou no vídeo de sete minutos.

Como resultado, o vídeo dá a quem o assiste a impressão de está a bordo da ISS presenciando o espetáculo visto pelos olhos da tripulação da ISS, a mais de 402 quilômetros sobre a Terra e a uma velocidade de aproximadamente 28 mil km/h.