PUBLICIDADE
Topo

Veja 9 dicas para você aparecer como profissional em uma videoconferência

Tumisu/ Pixabay
Imagem: Tumisu/ Pixabay

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

23/05/2020 04h00

Em tempos de coronavírus, a videoconferência tem sido uma ferramenta para aqueles que estão trabalhando de casa e necessitam fazer reuniões com colegas da empresa. Nesse momento é importante manter uma aparência profissional. Ninguém quer passar por perrengues na frente do chefe, não é mesmo?

Aqui vão nove dicas para melhor o bate-papo em vídeo.

1. Verifique a iluminação

O ponto mais importante é acertar a iluminação.

Procure se posicionar em frente a uma janela ou posicione a luz artificial de uma maneira que ela ilumine o seu rosto.

Uma luz que vem de trás de você não é legal, porque te deixa escuro, apenas uma silhueta. Uma luz que vem somente de um lado também não funciona, porque deixará o outro lado escuro.

2. Escolha um ambiente simples e limpo

O fundo de seu vídeo pode se tornar uma distração para outras pessoas.

O ideal é se posicionar em um ambiente simples, uma parede lisa, por exemplo.

3. Sente-se em uma cadeira confortável

Procure sentar-se em uma cadeira confortável, na qual você consiga manter uma postura reta. Dessa forma, você não ficará incomodado e não acabará com dores nas costas depois.

Também mantenha a mesa limpa para você conseguir encontrar as papeladas com mais facilidade, se necessário.

4. Mantenha a câmera na altura dos olhos

O posicionamento ideal para a câmera é na altura dos olhos. Dessa forma, aqueles que estão assistindo conseguem te olhar nos olhos - o que mantém uma conexão entre as pessoas, principalmente em relação aos negócios.

Uma dica é, ao falar, olhar diretamente para a câmera e não ficar observando a sua imagem na tela do PC.

5. Verifique se o seu microfone está funcionando

Em geral, em uma videoconferência, todos devem ser vistos e ouvidos. Portanto, certifique-se de que seu microfone está captando o áudio de maneira clara.

Existem ferramentas de testes tanto no macOS (Preferências do sistema > Som e Entrada) quanto no Windows (Configurações > Sistema e Som).

6. Use fones de ouvido

Se você estiver em um ambiente silencioso, pode usar o microfone do próprio notebook. Caso contrário, opte por fones de ouvido com microfone. Dessa forma, o áudio sairá limpo e claro.

Além disso, você não estará incomodando ninguém da sua casa com a reunião em volume alto.

7. Saiba quando usar o botão de mudo

As chamadas de vídeo possuem o botão de mudo no qual o seu som é cortado e quem está presente na reunião não te ouve. Usá-lo em certos momentos, como nos casos de inquietações, tosses e espirros, é importante. Dessa forma, você não incomodará e nem interromperá ninguém.

8. Verifique se o aplicativo está atualizado

Antes de entrar na videoconferência, certifique-se de que o aplicativo está na versão mais recente. Isso evitará certos problemas de compatibilidade e você terá todos os recursos mais atualizados que o software tem a oferecer.

9. Desligue outros aplicativos

Para que a qualidade da sua videoconferência esteja boa e não fique travando, é importante que o acesso a outros aplicativos seja interrompido durante a reunião. Assim, apenas o app de vídeoconferência estará usando a internet.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS