Topo

Vinho impróprio para consumo vira álcool para combater coronavírus no RS

Álcool de vinícola de Bento Gonçalves é transformado em álcool gel para ajudar no combate à epidemia de coronavírus no RS - Divulgação/IFRS
Álcool de vinícola de Bento Gonçalves é transformado em álcool gel para ajudar no combate à epidemia de coronavírus no RS Imagem: Divulgação/IFRS

Luciano Nagel

Colaboração para Tilt

03/04/2020 13h19

O IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) começou a doar 47 mil litros de vinho para a confecção de álcool 70% para ajudar a infraestrurura local de saúde no combate ao coronavírus. Os vinhos vêm da vinícola-escola do campus de Bento Gonçalves, cidade da serra gaúcha, estavam guardados há 16 anos e foram considerados impróprios para consumo e comercialização.

De acordo com o Conselho Federal de Química, essa porcentagem de álcool (70%) é suficiente para combater micro-organismos como bactérias, fungos e vírus.

Os produtos vão para a rede municipal de saúde e ao Hospital Tacchini, considerada referência para 31 municípios do interior do Rio Grande do Sul. O objetivo da ação é ajudar a conter a disseminação da covid-19 na cidade.

''O álcool presente no vinho é o resultado da fermentação alcoólica, onde as leveduras transformam o açúcar da uva em álcool e gás carbônico como principais componentes'', explicou a reportagem de Tilt o enólogo gaúcho Daniel Dalla Valle.

O IFRS doou os vinhos e a vinícola Casa Valduga, da qual Dalla Valle faz parte, realiza a destilação, que consiste na separação do álcool aquecendo o vinho.

O secretário da Saúde do município de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, ressaltou que o álcool 70% será usado para desinfectar superfícies e materiais nas 30 unidades de saúde do município de Bento Gonçalves e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de ambulâncias e automóveis usados na emergência.

''Recebemos cerca de 4 mil litros de álcool 70%. Esta foi uma bela iniciativa do IFRS. Priorizamos, neste momento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O estoque de álcool que tínhamos antes da pandemia durava cerca de meio ano e agora dura apenas duas semanas", disse o secretário.

Para que a doação de álcool 70% proveniente do vinho pudesse ser legalmente realizada, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) buscou permissão judicial.

De acordo com o diretor-geral do Campus Bento Gonçalves, Rodrigo Câmara Monteiro, esse vinho era de uma safra de 2004 e estava acondicionado em tanques de aço inox da instituição. Em 2007, foi feita uma denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) de que os produtos estariam sem controle, apresentando irregularidades.

O MPF instaurou um inquérito para apurar o caso. "Em 2016 a justiça federal de Bento Gonçalves considerou improcedente a denúncia feita na época'', esclareceu Monteiro.

Ajuda comunitária

A coordenadora do almoxarifado da Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves, Morgana Calza, afirmou que a solidariedade e a mobilização de instituições, empresas e comunidade estão fazendo a diferença para ajudar a evitar a disseminação da pandemia.

Empresas, instituições e pessoas interessadas em colaborar podem entrar em contato pelo telefone (54) 3055-7278, de segunda a sexta-feira em horário comercial.

A Secretaria Estadual da Saúde contabiliza mais de 380 infectados pelo coronavírus no Rio Grande do Sul e quatro mortes. Os dados são referentes até o final da manhã desta sexta-feira (3).

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS