PUBLICIDADE
Topo

Nave espacial da SpaceX se desmancha em teste; assista

De Tilt, em São Paulo

03/04/2020 08h50

Uma "falha na configuração" de um teste criogênico causou a perda da Starship SN3, da SpaceX, na madrugada de hoje. Esta é, pelo menos, a versão oficial apresentada pelo CEO Elon Musk em seu Twitter, embora o bilionário tenha dito que ainda vai esperar a chegada de mais dados de análise do incidente.

A SN3 passou por diversos testes entre quinta e sexta-feira, na sede da SpaceX em Boca Chica, no Texas (EUA). No processo que causou o mau funcionamento, nitrogênio líquido em temperaturas criogênicas foi despejado no interior da nave, para simular as condições do voo espacial.

A gravação do momento mostra o exterior da nave se amassando durante o teste, com fumaça saindo por todos os lados, e a estrutura entrando em colapso.

Antes da falha, Musk havia postado várias fotos da SN3 em seu Twitter, mostrando o interior da nave e sua colocação na plataforma de lançamento.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Errata: o texto foi atualizado
Ao contrário do informado no 2º parágrafo desta nota, o teste foi realizado com nitrogênio líquido, e não hidrogênio. A informação foi corrigida.