PUBLICIDADE
Topo

Popularidade de Bolsonaro despenca nas redes sociais após pronunciamento

Pronunciamento de Bolsonaro em rede nacional provocou uma série de críticas - Reprodução/Palácio Do Planalto
Pronunciamento de Bolsonaro em rede nacional provocou uma série de críticas Imagem: Reprodução/Palácio Do Planalto

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

25/03/2020 16h47Atualizada em 26/03/2020 13h19

A popularidade de Jair Bolsonaro nas redes sociais despencou após o pronunciamento polêmico sobre a pandemia de coronavírus, na noite de terça-feira (24). A grande maioria dos internautas, 81%, reprovou o presidente, que falou em reabrir escolas e afrouxar a quarentena nas cidades afetadas. A hashtag mais usada foi #foraBolsonaro.

Apenas 14,2% das postagens foram de apoio a Bolsonaro, enquanto 4,7% eram compartilhamentos de notícias sem juízo de valor.

Sentimento das redes sociais em torno de Jair Bolsonaro - Reprodução - Reprodução
Sentimento das redes sociais em torno de Jair Bolsonaro; 81% ficaram contra o presidente
Imagem: Reprodução

O monitoramento, realizado pela plataforma Torabit, analisou 400 mil menções em torno do nome do presidente, entre as 20h30 de terça, horário do pronunciamento, e as 12h de quarta (25). Foram consideradas as menções públicas das redes Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.

Entre as hashtags mais usadas, estavam #forabolsonaro, #bolsonarogenocida, #bolsonarotemrazao e #impeachmentdebolsonaro. Na nuvem abaixo, quanto maior o termo, mais vezes foi utilizado.

Nuvem de tags nas redes sociais sobre pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro - Reprodução - Reprodução
Nuvem de tags nas redes sociais sobre pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro; a #forabolsonaro foi a mais usada
Imagem: Reprodução

Twitter

Localidades que mais colocaram a hashtag #BolsonaroGenocida nos trending topics; São Paulo lidera, seguido de Salvador, Belo Horizonte, São Luís, Recife e Porto Alegre - Reprodução - Reprodução
Localidades que mais colocaram a hashtag #BolsonaroGenocida nos trending topics; São Paulo lidera, seguido de Salvador, Belo Horizonte, São Luís, Recife e Porto Alegre
Imagem: Reprodução

Localidades que mais colocaram a hashtag #ForaBolsonaro nos trending topics; Recife lidera, seguido de Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte e mundo - Reprodução - Reprodução
Localidades que mais colocaram a hashtag #ForaBolsonaro nos trending topics; Recife lidera, seguido de Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte e mundo
Imagem: Reprodução

Apenas no Twitter, a hashtag #BolsonaroGenocida esteve 106 vezes nos trending topics do Brasil durante o período analisado; #ForaBolsonaro entrou 95 vezes.

Senado

Sentimento dos senadores nas redes sociais em torno de Jair Bolsonaro; 91,8% se posicionaram contra o pronunciamento - Reprodução - Reprodução
Sentimento dos senadores nas redes sociais em torno de Jair Bolsonaro; 91,8% se posicionaram contra o pronunciamento
Imagem: Reprodução

Também entre as 20h30 de ontem e o meio dia de hoje, senadores publicaram 85 posts sobre o presidente. A maioria absoluta, 91,8%, são menções desfavoráveis a Bolsonaro; 5,8% são positivas; 2,4% neutras.

As únicas cinco postagens favoráveis vieram de Flávio Bolsonaro (sem partido), filho do presidente. Major Olímpio, do PSL, ex-partido da família Bolsonaro, fez três postagens condenando o pronunciamento.

Câmara dos Deputados

Sentimento dos deputados nas redes sociais em torno de Jair Bolsonaro; 80,2% se posicionaram contra o pronunciamento - Reprodução - Reprodução
Sentimento dos deputados nas redes sociais em torno de Jair Bolsonaro; 80,2% se posicionaram contra o pronunciamento
Imagem: Reprodução

Durante o mesmo período, 132 deputados federais se manifestaram nas redes sobre o pronunciamento. Entre eles, também a grande maioria, 80,2%, foram menções negativas em relação a Bolsonaro; as neutras foram 14,6%; e 5,2% positivas.

As poucas menções positivas vieram de membros do PSL e do PSD, além de um deputado sem partido, Marco Feliciano, que publicou três posts a favor de Bolsonaro.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS