PUBLICIDADE
Topo

Cientistas de San Diego observam supercondutividade em meteoritos

Meteorito Allende, que caiu no México em 1969 - Cortesia da Sociedade Planetária
Meteorito Allende, que caiu no México em 1969 Imagem: Cortesia da Sociedade Planetária

De Tilt, em São Paulo

25/03/2020 12h45

Pesquisadores da Universidade de San Diego e do Laboratório Brookhaven, em Nova York, encontraram meteoritos formados por materiais supercondutores pela primeira vez. A supercondutividade é um conjunto de características que garante condutividade elétrica, fazendo com que a resistência do material desapareça.

Devido às origens extremas no espaço, os meteoritos apresentaram aos pesquisadores uma grande variedade de fases materiais dos estados mais antigos do sistema solar. Com isso, eles também mostraram desafios para serem encontrados. A equipe de pesquisa superou isso usando uma técnica de medição ultrassensível chamada espectroscopia de microondas modulada por campo magnético.

Os cientistas Mark Thiemens, Ivan Schuller e James Wampler, juntamente com Shaobo Cheng e Yimei Zhu, caracterizaram as fases dos meteoritos como ligas de chumbo, estanho e índio, que é o metal não alcalino mais macio.

"Materiais supercondutores de ocorrência natural são incomuns, mas são particularmente significativos porque esses podem ser supercondutores em ambientes extraterrestres", disse James Wampler.

Os pesquisadores acreditam que a descoberta pode afetar o entendimento de vários setores da astronomia, observando que as partículas supercondutoras em ambientes frios podem afetar a formação do planeta, a forma e a origem dos campos magnéticos, movimento de partículas carregadas e muito mais.

Ivan Schuller também ressaltou a raridade da supercondutividade em amostras naturais. "Materiais coletados naturalmente não são materiais de fase pura. Mesmo o mineral supercondutor mais simples, o chumbo, raramente é encontrado em sua forma nativa", explicou. O mesmo fenômeno é raro em materiais encontrados no planeta Terra.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS