Topo

Quer melhorar o sono? Durma cheirando a camiseta do seu amor

Parceiros dos participantes do estudo passaram 24 horas com camiseta para deixar cheiro - iStock
Parceiros dos participantes do estudo passaram 24 horas com camiseta para deixar cheiro Imagem: iStock

Thiago Varella

Colaboração com Tilt

01/03/2020 04h00

Sem tempo, irmão

  • Cheiro do parceiro romântico pode ajudar a dormir, diz estudo do Canadá
  • Participantes receberam camiseta usada pelo parceiro, e outra limpa ou vestida por estranho
  • Eles dormiram por duas noites consecutivas com cada camiseta
  • Os que passaram noite com perfume do parceiro disseram ter dormido melhor

O cheirinho do seu parceiro romântico pode ajudar a dormir e tem efeito parecido com o uso de comprimidos de melatonina, o hormônio do sono. É o que indica um estudo feito por pesquisadores da Universidade de British Columbia, no Canadá.

Os participantes da pesquisa que tiveram contato com o perfume da pessoa amada durante a noite tiveram uma noite de sono melhor, mesmo que tenham dormido sozinhos.

"Nossas descobertas fornecem novas evidências de que apenas dormir com o perfume de um parceiro melhora a eficiência do sono. Nossos participantes tiveram uma melhoria média da eficiência do sono de mais de 2%", disse Marlise Hofer, principal autora do estudo e estudante de pós-graduação no departamento de psicologia da UBC.

No total, os pesquisadores analisaram informações de 155 participantes. Cada um recebeu duas camisetas idênticas que foram usadas como fronha: uma usada pelo parceiro, e a outra que estava limpa ou foi vestida por um estranho.

Para garantir que o cheirinho ficasse impregnado na camiseta, o parceiro romântico do participante passou 24 horas com a roupa e foi orientado a não usar desodorantes e produtos perfumados, a não fumar, se exercitar e comer certos alimentos que poderiam afetar o odor corporal.

As camisetas, então, foram então congeladas para preservar seu perfume. Depois, os participantes dormiram por duas noites consecutivas com cada camiseta. A cada manhã, eles tinham de escrever sobre como tinham passado a noite.

A qualidade do sono também foi medida de forma objetiva, com o uso de um aparelho que monitorava os movimentos durante a noite.

No fim, os participantes disseram que dormiram melhor quando acreditavam que estavam passando a noite com o perfume do parceiro. Mais do que isso, os dados indicaram que o sono realmente melhorou quando as pessoas dormiam com o cheirinho da pessoa amada.

Segundo os pesquisadores, a presença física de um parceiro amoroso — tem que ser um relacionamento estável; então para este caso, contatinho não vale— traz uma sensação se segurança, calma e relaxamento, que, claro, melhora o sono. A proximidade física ou o simples perfume da pessoa amada trazem o mesmo benefício.

O próximo passo da pesquisa agora é saber se o cheiro dos pais pode melhorar o sono de crianças. A nova pesquisa ainda está na fase de recrutar participantes.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS