Topo

Chama no contatinho! Entenda a gíria de paquera das redes sociais

"Vamos ver quais contatinhos estão online agora...˜ - tommaso79/iStock
"Vamos ver quais contatinhos estão online agora...˜ Imagem: tommaso79/iStock

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

17/11/2019 04h00

Há muito mais entre "solteiro" e "namorando" do que sonha nossa vã filosofia. Crushs, peguetes, bofes, rolos, boys, minas... e muitos, mas muitos, contatinhos.

Mas o que configura um contatinho? Já viu esse termo por aí nas redes sociais?

How You Doin
Imagem: Reprodução

Sabe aquele "oi, sumida" que você recebe em um domingo à noite? Aquele "bom dia, meu anjo" que você manda no caminho para o trabalho depois de rolar as conversas no celular? Aquelas trocas de mensagem com pouco conteúdo, que ficam dias sem resposta, mas nunca acabam? Então... todos somos e temos contatinhos.

Expressão genuinamente brasileira da era do WhatsApp, 'contatinho' é mais uma modalidade moderna de se relacionar. É aquela pessoa que você procura quando está de bobeira, que te ocupa enquanto você não conquista o desejado "crush" —este, sim, é por quem seu coração bate mais forte.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Com os contatinhos a gente mantém o papo vivo para ter uma gama de opções em um momento de necessidade —para sair em um dia de ócio ou carência, "desenferrujar" após um tempo sem namorados ou namoradas, ou dar aquela massageada no ego e elevada na autoestima.

Contatinho fica "em banho maria", contatinho você pega e não se apega, contatinho pode nem chegar à parte física, apenas em um jogo de sedução virtual. Tem aquele do trabalho, da faculdade, amigo de amigo, ou até dos aplicativos de relacionamento ou redes sociais.

Contatinho está sempre disponível, contatinho você pode ter vários ao mesmo tempo, contatinho é só para se divertir. Com o crush você talvez queira algo mais sério —raramente, um contatinho vira um crush.

Contatinho é para curtir enquanto não chega o dia de ter o crush do seu lado. O termo já virou até música de Anitta e Leo Santana.

Há até algumas táticas para manter esse tipo de relação, como sempre mandar mensagens positivas ("saudades, lindona!"), se abrir sobre algum assunto mais pessoal ou familiar, demonstrar preocupação com o trabalho ou os estudos do outro.

E aí, quantos contatinhos tem na sua agenda?

Reprodução
Imagem: Reprodução

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Curiosidades de tecnologia