Coronavírus: mapa online mostra contágio pelo mundo; siga em tempo real
Sem tempo, irmão
- Mapa online mostra evolução de casos do coronavírus pelo mundo em tempo real
- Site é iniciativa de centro ligado à universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos
- Mapa junta dados da OMS e centros de controle de doenças dos EUA, China e Europa
- Coronavírus já matou 56 pessoas na China, segundo atualizado deste domingo (26)
Com o coronavírius se espalhando pelo mundo e causando temor, um mapa online foi criado para ajudar a visualizar melhor os casos que vão surgindo pelo globo. A iniciativa é do CSSE (Center for Systems Science and Engineering, ou Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas), da universidade Johns Hopkins, de Baltimore (Estados Unidos).
O mapa criado pega dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), assim como de centros de controle de doenças de países como Estados Unidos, China e outros europeus. As informações são compiladas para mapear visualmente todos os casos confirmados e suspeitos do vírus mortal - além dos pacientes mortos e recuperados da doença.
A intenção é que o mapa seja atualizado em tempo real com os dados emitidos pelas agências de saúde. No último sábado havia pouco mais de mil casos confirmados na plataforma, mas neste domingo o número já passa dos dois mil. A imensa maioria está na China.
Na página, o mapa oferece diferentes visualizações para entender onde o vírus está chegando. No lado esquerdo, fica o total de casos confirmados, assim como uma lista por país. Um gráfico abaixo também mostra a evolução do número de casos confirmados, separando entre duas linhas diferentes: território continental chinês e outras localidades.
A iniciativa do centro ainda permite que todos os dados sejam baixados diretamente como um Google Sheet. O centro ainda informa que o mapa passará por mais modelações para refinar o funcionamento, enquanto o contágio é rastreado.
O coronavírus
O vírus mortal teve origem na China e foi primeiramente reportado no dia 31 de dezembro do último ano. Neste domingo, o país apontou que 56 pessoas foram mortas por causa da doença, enquanto mais de duas mil tiveram a infecção confirmada.
A situação levou o presidente chinês Xi Jinping a declarar que o país vive uma "situação grave". Festas do Ano Novo lunar foram canceladas em várias cidades.
Além da China, outros países já tiveram casos confirmados do coronavírus: Canadá, Malásia, Austrália, Tailândia, Vietnã, Singapura, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Nepal, França e Estados Unidos. As autoridades acompanham com atenção a escalada para definir novas diretrizes de contenção do contágio.
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: http://bit.ly/FacebookTilt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.