Topo

O melhor do Twitter é o brasileiro: veja os tuítes que marcaram 2019

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Davi Rocha

Colaboração para Tilt

26/12/2019 04h00Atualizada em 26/12/2019 13h33

Se tem uma coisa que o brasileiro sabe fazer direito, é tirar onda no Twitter. A rede social serve para coisas que vão de "xingar muito" a discutir política. Ao longo de 2019 não foi diferente.

Tilt resolveu então fazer uma lista com alguns dos tuítes mais marcantes do ano. Levamos em conta mensagens com pelo menos 30 mil RTs ou curtidas e que caracterizaram comportamentos do Twitter ao longo destes 12 meses —muitas delas com muito bom humor, claro.

O ar irônico e engraçadão do brasileiro esteve sempre presente na rede social durante todo o ano, que por sinal parece ter demorado uma década para passar. Seja nas alegrias ou nas bads, o melhor era não perder a piada —ou a tentativa de viralizar.

Bom, vamos lá:

Ah, piadas ruins. O Twitter sempre foi e sempre será palco para piadas horríveis que alegram a galera de humor peculiar:

Tem até quem não perde nenhuma chance de fazer piada. Até para anunciar o nascimento da filha, né, Tatá Werneck?

O relacionamento de famosos também sempre é uma novela à parte. Se são dois piadistas como Whindersson Nunes e Luiza Sonsa, então...

Já que estamos falando de celebridades, a banda de k-pop BTS dominou os trending topics (termos mais buscados do Twitter) e seus fãs foram à loucura com um tuíte escrito por eles em português em maio, quando vieram ao Brasil para dois shows:

Uma lista de melhores tuítes do ano precisa destacar a importância dos bichos fofos para alegrar a linha do tempo no Twitter. Como este gato e seu amigo que confundiram sua dona:

Ou este ensaio de cachorros pegando seus petiscos, que rendeu mais de 100 mil curtidas:

O Twitter também é um lugar cheio de boas histórias. Será inesquecível este caso da jovem que cuidou de uma planta de plástico como se fosse de verdade POR ANOS:

O fim do ano ainda teve uma ótima história de amigo secreto que não tem final feliz, mas pelo menos fez 100 mil pessoas rirem e se identificarem:

Além de contar histórias, os jovens adultos encontram as melhores dicas de como vencer os obstáculos da vida mesmo nos momentos mais difíceis:

E quem disse que o Twitter não tem espaço para debates introspectivos como este abaixo?

Nossos desejos mais puros também vão parar no Twitter e fazem sucesso quando são compartilhados por milhares de pessoas:

Os tuítes que viralizam podem até ir parar em apresentação de TCC. E aí a apresentação do TCC vira um tuíte. Pera, tô confuso:

Mas nada é tão lindo quanto o ensinamento puro de uma criança contra o racismo e o bullying:

Ah, as histórias emocionantes. Algumas são tão maravilhosas que acabam virando até reportagem aqui em Tilt:

Mas se 2019 foi o ano de uma rede social, esta rede é o TikTok. E os vídeos do app chinês também acabaram invadindo o Twitter:

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS