PUBLICIDADE
Topo

Primeiro avião comercial totalmente elétrico voa por 15 minutos no Canadá

Aeronave totalmente elétrica realiza voo em Vancouver  - Don MacKinnon / AFP
Aeronave totalmente elétrica realiza voo em Vancouver Imagem: Don MacKinnon / AFP

De TILT, em São Paulo

11/12/2019 21h48

O primeiro avião comercial totalmente elétrico do mundo concluiu com êxito um voo de teste. De acordo com o The Guardian, a aeronave decolou ontem em Vancouver, no Canadá e o voo durou 15 minutos.

Empresa de engenharia australiana magniX projetou o motor do avião, em parceria com a companhia aérea Charter Harbour Air. A tecnologia gera economia de custos com combustível e manutenção, além de ser um transporte ecológico, sem emissão de gases poluentes.

"Isso prova que a aviação comercial na forma totalmente elétrica pode funcionar", disse Roei Ganzarski, executivo-chefe da MagniX.

A aeronave foi pilotada por Greg McDougall, fundador e diretor executivo da Harbor Air, em uma curta viagem ao longo do rio Fraser, na presença de cerca de 100 espectadores.

Ainda de acordo com a publicação, a energia da bateria desse e-plane, que é equipado com motor elétrico de 750 cavalos de potência, é capaz de proporcionar voos de aproximadamente 160 km.

Mais testes serão realizados para comprovar a eficácia e segurança desta tecnologia. "Nosso objetivo é realmente eletrificar toda a frota", disse McDougall.