Topo

Uber faz evento com influencers dias antes de paralisação de motoristas

Getty Images
Imagem: Getty Images

Abinoan Santiago

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

11/05/2023 04h00Atualizada em 11/05/2023 15h14

A Uber fez ontem (10), em São Paulo, um evento com influenciadores da categoria às vésperas da paralisação de motoristas anunciada para ocorrer no dia 15 de maio por 24h.

O vereador paulistano Marlon Luz (MDB), que é ex-motorista de aplicativo, acusa a empresa de usar o encontro com o objetivo de frustrar a adesão ao movimento dos condutores. A Uber nega o lobby.

O que rolou

O encontro ocorreu num centro de eventos na Vila Leopoldina. A Tilt, a Uber informou que o objetivo foi divulgar em primeira mão ferramentas, recursos e inovações no aplicativo a "um grupo de parceiros e parceiras da categoria Diamante no programa Uber Pro", além de homenagear motoristas em destaque (como tempo na plataforma, número de viagens, estrelas recebidas).

Participaram executivos da empresa e profissionais que trabalham na tecnologia por trás do aplicativo, informou a companhia em comunicado em seu site.

Durante a reunião, um grupo de condutores protestou na porta do prédio contra a Uber e distribuiu adesivos em alusão à paralisação do dia 15, que cobra o aumento no repasse da tarifa das viagens realizadas por meio da plataforma.

Motoristas de app fizeram um pequeno protesto em frente onde ocorria evento da Uber - Divulgação/Marlon Luz - Divulgação/Marlon Luz
Motoristas de app fizeram um pequeno protesto em frente onde ocorria evento da Uber
Imagem: Divulgação/Marlon Luz

"Foi chamado primeiro o movimento [de paralisação]. Poucos dias depois a Uber começou a anunciar esse encontro. A gente entende que a data tem relação na qual a Uber mostra eventuais melhorias em meio aos protestos", afirmou Marlon Luz.

"Isso é para fazer uma graça, porque a Uber chamou e pagou passagem, hotel e alimentação. Eu costumo dizer que é para agradar poucos para influenciar muitos", acrescentou o vereador.

A Uber destacou que esse evento já estava previsto "há um mês". A empresa não deu seu posicionamento sobre a afirmação de que ela custeou deslocamento e estadia para os motoristas convidados.

Uber se reuniu com influencers da categoria para comentar ações no app - Divulgação/Uber - Divulgação/Uber
Uber se reuniu com influencers da categoria para comentar ações no app
Imagem: Divulgação/Uber

Influenciadores recebem críticas

Nas redes sociais, Tilt localizou pelo menos cinco influencers da categoria de motoristas de app que participaram do evento.

Nas publicações sobre a reunião, alguns seguidores criticaram os motoristas que atenderam ao convite da empresa.

"Curto muito você, até me ajudou no meu começo no app, mas não entendi. Você chama para manifestação e participa do evento da Uber?", disse um internauta.

Influenciadores foram criticados por irem a evento da Uber - Reprodução - Reprodução
Influenciadores foram criticados por irem a evento da Uber
Imagem: Reprodução

"Nenhum de vocês questionou nada sobre isso. Que medo da uber", escreveu outro.

"Parabéns pra vocês. Nos organizando para desligar o app. Vocês influenciadores tiveram a oportunidade de mostrar que não estamos de brincadeira. Poderiam negar o convite e mostrar nossa insatisfação. Mas sempre que chamam vocês vão correndo", publicou um seguidor.

Influencers são criticados por seguidores - Reprodução - Reprodução
Influencers são criticados por seguidores
Imagem: Reprodução

Tilt entrou em contato com os cinco influenciadores, mas nenhum retornou até o fechamento da matéria. O texto será atualizado em caso de retorno.

Melhorias no app apresentadas pela Uber

Entre as novas ferramentas estão, segundo a empresa:

  • Informações sobre as áreas da cidade com maior tendência de ganhos ao longo da semana;
  • Recurso que permite escolher as regiões da cidade onde prefere fazer viagens;
  • Mais transparência sobre a taxa de intermediação da Uber;
  • Um programa que conecta motoristas que usam o app há mais tempo para compartilhar suas vivências com recém-chegados à plataforma;
  • Expansão do recurso de segurança para gravar as viagens em vídeo.