Topo

Como pagar transporte público pelo celular em capitais do Sudeste

Estação Clínicas do metrô de São Paulo - Mariana Pekin/UOL
Estação Clínicas do metrô de São Paulo Imagem: Mariana Pekin/UOL

Abinoan Santiago

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

22/04/2023 11h05

A maioria das capitais brasileiras permite o uso do celular para comprar passagens de transporte público. Na região sudeste, é possível usar serviços online em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ).

Se você mora ou está em uma dessas cidades, veja a seguir como utilizar e evitar filas.

São Paulo (SP)

Ônibus metropolitanos, metrô e CPTM

App TOP: Android e iOS

Como pagar? Cartão de crédito, débito e pix via QR Code a ser pago no app do banco.

Como funciona? Para a compra do bilhete, é preciso criar um login com senha de acesso. Assim, é possível recarregar o Cartão Top, informando o valor e confirmando o pagamento. Os bilhetes já ficam disponíveis para uso no aplicativo imediatamente.

WhatsApp Oficial TOP: funciona com Android e iOS

Como pagar? Via pix.

Como funciona? Para comprar bilhetes, basta enviar um 'oi' para o número (11) 3888-2200 e seguir as orientações. O pagamento é feito por pix via aplicativo do banco. Uma vez confirmado, QR Code de cada passagem adquirida é enviado automaticamente ao WhatsApp do comprador, servindo como bilhete digital a ser mostrado no leitor instalado nas catracas.

Carteira do Google

Alternativa disponível para celulares Android. O app pode ser baixado no Google Play.

Como pagar? Crédito, débito ou saldo da carteira Google Pay.

Como funciona? No app, vá em "Adicionar à Carteira", em seguida clique em "cartão de transporte". Escolha a opção "TOP" e depois o número de passagens desejado. Para usar na catraca, basta aproximar o QR Code de cada bilhete.

Ônibus

App SP Pass: Android e iOS

Como pagar? Cartão de débito ou pix.

Como funciona? No aplicativo, escolha a opção "Bilhete QR Digital". Após isso, selecione as passagens e a forma de pagamento. Depois da confirmação, o QR Code de cada bilhete será gerado automaticamente.

App VOUD: Android e iOS

Como pagar? Cartão de crédito das bandeiras MasterCard, Visa, Elo, American Express, Diners Club. E exclusivamente o cartão de débito virtual Caixa da bandeira Elo.

Como funciona? Dá para comprar créditos para o Bilhete Único. Cadastre seu cartão e depois adicione o valor desejado para recarga.

WhatsApp VOUD: funciona com Android e iOS

Como pagar? Via pix

Como funciona? Salve o contato (11) 3888-2201 e envie uma mensagem para ser direcionado às opções de serviço. Será gerado um QR Code pix após informar o valor desejado.

Belo Horizonte (MG)

Ônibus

App BHBUS+: Android e iOS

Como pagar? Cartão de crédito ou boleto bancário.

Como funciona? Escolha a opção "Comprar QR Code". Após o pagamento, a cada embarque, vá ao app e clique em "Gerar QR Code" para escolher a linha que fará a leitura do código na catraca.

Vitória (ES)

Aplicativo Kim: Android e iOS

Como pagar? Cartão de crédito, boleto e transferência bancária.

Como funciona? Para recarregar o cartão de transporte, adicione dinheiro à carteira digital, escolha a cidade e depois troque o saldo por créditos.

Rio de Janeiro (RJ)

Metrô

Carteiras digitais:

Como pagar? A cobrança da tarifa é debitada diretamente na fatura do cartão de crédito cadastrado ou na conta corrente, sem custo adicional ou taxas.

Como funciona? Escolha a sua carteira digital, e depois busque por "cartão transporte". Opte por "Cartão Giro" e adicione os créditos.

Apps de bancos

Pode ser qualquer aplicativo de instituição financeira que tenha cartão virtual

Como pagar? Cartão de crédito e débito.

Como funciona? Você precisa aproximar o cartão virtual disponível no app do banco nos terminais e confirmar o pagamento para a liberação.

App Giro: Android e iOS

Como pagar? Crédito e débito.

Como funciona? Quem tem o cartão de passagens do MetrôRio pode recarregá-lo através do aplicativo e ter seus créditos validados diretamente nas catracas sem necessidade de enfrentar filas.

Outras capitais brasileiras

Num levantamento realizado por Tilt junto às 26 capitais estaduais e Brasília, apenas oito cidades ainda não dispõem de alternativas de compras de passagens para ônibus, metrô e/ou trem através do celular.

São elas: Belém (PA), Boa Vista (RR), João Pessoa (PB), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Teresina (PI).

Confira mais detalhes:

São Paulo (6), Salvador (5) e Recife (5) são as capitais que mais oferecem alternativas para comprar passagem através do celular.

RecargaPay é o app mais citado entre as cidades do levantamento: 7

Três capitais usam o WhatsApp como alternativa: São Paulo, Goiânia e Recife.