Topo

Greve dos motoristas de aplicativo: grupo faz carreata e leva reivindicações a deputados

Tom Morbey/Unsplash
Imagem: Tom Morbey/Unsplash

Wesley Gonsalves

16/05/2023 10h12

Após uma adesão tímida à paralisação nacional dos motoristas de aplicativos de transporte, convocada para esta segunda-feira, 15, cerca de 70 trabalhadores realizaram uma manifestação em frente ao estádio do Pacaembu e seguiram em carreta pela capital paulista até a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Motoristas pretendiam entregar aos deputados estaduais um documento com reivindicações da categoria.

Na manhã desta segunda-feira, a paralisação pegou de surpresa alguns usuários de serviços como Uber e 99. Nas redes sociais, os consumidores relatam que foram surpreendidos com os preços mais altos para as viagens ao tentar solicitar o transporte. Mas não havia queixa generalizada: apesar de alguns relatos, a adesão ao movimento foi abaixo do esperado e o serviço em diversas cidades do País segue operando normalmente.

A paralisação foi organizada por entidades como a Federação dos Motoristas de Aplicativos do Brasil (Fembrapp) e pela Associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp). Um levantamento da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) aponta que o País tem pelo menos 1,66 milhão de brasileiros trabalhando, atualmente, como entregadores ou motoristas de aplicativos no Brasil.

Conforme divulgado, os trabalhadores devem protestar nesta segunda, por 24 horas, contra a defasagem dos repasses do valor da corrida pelas empresas. Uma das demandas é que as empresas estipulem um valor mínimo de corrida para R$ 10. A expectativa era de que a adesão chegasse a 70% da classe em todo o País.

Entre os tópicos do documento com as reivindicações da categoria estão questões envolvendo a segurança dos motoristas. Eles cobram pela implementação de novos sistemas de segurança com uso de tecnologia para coibir crimes e pedem mais diálogo entre as empresas e o poder público estadual.

Eduardo Lima de Souza, presidente da Amasp e diretor da Fembrapp, afirmou ao Estadão que, apesar do baixo quórum, organizadores das manifestações classificaram o movimento como positivo. "Juntando todos os relatos, eu creio que a paralisação está dando muito certo, mesmo com alguns motoristas trabalhando", disse.