Topo

Dona da 99, chinesa Didi lançará táxis autônomos próprios até 2025

Carro conceito autônomo Didi Neuron; empresa chinesa dona da brasileira 99 quer ter carros autônomos até 2025 - Didi Global/Divulgação via Reuters
Carro conceito autônomo Didi Neuron; empresa chinesa dona da brasileira 99 quer ter carros autônomos até 2025 Imagem: Didi Global/Divulgação via Reuters

Josh Ye

Em Hong Kong

14/04/2023 08h45

A gigante chinesa de transporte por aplicativo Didi Global disse nesta quinta-feira que está trabalhando com montadoras chinesas para desenvolver seus próprios táxis-robô, que pretende colocar em serviço até 2025, revelando um conceito com braços robóticos chamado "Didi Neuron".

A empresa disse que está colaborando com várias montadoras de energia novas na China no desenvolvimento dos veículos.

"A expectativa é que possam entrar na rede da Didi e fornecer serviços até 2025", disse o diretor operacional da Didi Autonomous Driving, Meng Xing, em um evento da empresa transmitido ao vivo.

"Esperamos que eles sejam produzidos domesticamente, que a cadeia de suprimentos seja controlável e que até 90% dos principais componentes internos possam ser produzidos domesticamente", acrescentou.

A empresa também apresentou um carro-conceito chamado "Didi Neuron", com braços robóticos que podem ajudar os passageiros a pegar a bagagem.

O veículo azul e branco não tinha assento do motorista, maximizando o espaço para os passageiros.

A Didi também anunciou um sensor lidar e um dispositivo de computação automotiva no evento, que mostrou os desenvolvimentos mais significativos da Didi para seu plano de direção autônoma em anos, à medida que a empresa busca progredir após quase dois anos de problemas regulatórios.

A empresa começou a desenvolver e testar veículos autônomos em 2016 e sua unidade arrecadou centenas de milhões de dólares em investimentos de empresas como IDG Capital e Guotai Junan.

A Didi permite que usuários em algumas partes de Xangai e na cidade de Guangzhou, no sul, chamem carros autônomos por meio de seu aplicativo principal.

A montadora sueca Volvo, de propriedade da Geely, abastece a frota autônoma da Didi.