Topo

Como pagar o ônibus e metrô usando o celular em capitais do Centro-Oeste

Transporte público em Brasília, Distrito Federal. Saiba como pagar transporte público pelo celular na região Centro-Oeste - Agência Brasília/Wikimedia Commons
Transporte público em Brasília, Distrito Federal. Saiba como pagar transporte público pelo celular na região Centro-Oeste Imagem: Agência Brasília/Wikimedia Commons

Abinoan Santiago

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

22/04/2023 12h13

A maioria das capitais brasileiras permite o uso do celular para comprar passagens de transporte público. Na região centro-oeste, é possível usar serviços online em Brasília (DF), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS).

Se você mora ou está em uma dessas cidades, veja a seguir como utilizar e evitar filas.

Brasília (DF)

Metrô

Apps de bancos

Disponível em qualquer aplicativo de instituição financeira que tenha cartão virtual.

Como pagar? Cartão de crédito e débito.

Como funciona? Você precisa aproximar o cartão virtual disponível no app do banco do leitor da catraca do metrô e confirmar o pagamento para a liberação.

Goiânia (GO)

App WhatsApp: via pix a partir de QR Code

Como funciona? Salve em seus contatos o número (62) 3110-8938 e envie um "oi" para receber o menu. Você precisará, então, confirmar os dados do titular do cartão de transporte e informar o valor da compra. Um QR Code será gerado para pagar a passagem no aplicativo do banco.

Cuiabá (MT)

App Recarga fácil MTU: Android e iOS

Como pagar? Via cartão de crédito e boleto bancário.

Como funciona? O usuário do transporte faz seu cadastro no aplicativo e realiza as compras de recargas do cartão que utiliza nos coletivos.

App RecargaPay: Android e iOS

Como? Cartão de crédito, débito, pix e saldo da carteira digital.

Como funciona? Após se cadastrar no app, basta clicar no botão "cartão de Transporte" e depois escolher a cidade. Insira o número do cartão de transporte usado pelo usuário, o valor e opte pela forma de pagamento. Não há valor mínimo.

Campo Grande (MS)

Aplicativo PegFácil: Android

Como pagar? Cartão de crédito

Como funciona? É preciso cadastrar o cartão de transporte no aplicativo, inserir o valor e efetuar o pagamento. O crédito fica à disposição de imediato nos terminais e em até 24 horas nas catracas dos ônibus.

Outras capitais brasileiras

Num levantamento realizado por Tilt junto às 26 capitais estaduais e Brasília, apenas oito cidades ainda não dispõem de alternativas de compras de passagens para ônibus, metrô e/ou trem através do celular.

São elas: Belém (PA), Boa Vista (RR), João Pessoa (PB), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Teresina (PI).

Confira mais detalhes:

São Paulo (6), Salvador (5) e Recife (5) são as capitais que mais oferecem alternativas para comprar passagem através do celular.

RecargaPay é o app mais citado entre as cidades do levantamento: 7

Três capitais usam o WhatsApp como alternativa: São Paulo, Goiânia e Recife.