Topo

Cópia do TikTok? Instagram testa novo recurso com exclusividade no Brasil

As "Cenas" podem ser gravadas em vários trechos, permitindo ao usuário juntar rapidamente diferentes cortes - Divulgação
As "Cenas" podem ser gravadas em vários trechos, permitindo ao usuário juntar rapidamente diferentes cortes Imagem: Divulgação

De Tilt, em São Paulo

12/11/2019 10h01

O Instagram anunciou que começou a testar, a partir desta terça (12), um recurso batizado de "Cenas" com exclusividade no Brasil. A novidade parece uma cópia do TikTok, em uma tentativa da rede social pertencente ao Facebook conter o avanço da rede social chinesa principalmente entre jovens.

A ferramenta consiste no "desenvolvimento de vídeos curtos e divertidos com música" e tem os testes realizados dentro do Stories. O resultado aparenta ser bem similar ao que é visto no TikTok, já que é possível, por exemplo, acelerar ou diminuir a velocidade dos vídeos.

Segundo a empresa, a popularidade dos recursos de música impulsionou a ideia de se testar a ferramenta.

Na prática, o recurso mostra mais uma vez como o Instagram "rouba" recursos da concorrência para amenizar os efeitos de rivais da plataforma. Foi assim com o lançamento do Stories, função que fazia sucesso enorme no Snapchat - o app se recusou a ser comprado pelo Facebook e logo depois viu a gigante copiar seus recursos em todos seus apps.

Como vai funcionar

Para usar o serviço, você só precisa acessar a câmera do Instagram para começar, Depois de criar a cena, é possível compartilhar nos Srotres, em listas de melhores amigos ou até no Direct.

O Instagram ainda destacará algumas Cenas na aba Explorar:

  • Música, onde você pode selecionar uma música da biblioteca de músicas do Instagram para incluir em sua Cena;
  • Velocidade, que permite acelerar ou diminuir a velocidade do seu vídeo. A velocidade é voltada para sincronização labial, para manter uma certa batida ou para vídeos em câmera lenta;
  • Temporizador e contagem regressiva, para que o usuário possa gravar com as mãos livres ou usar o temporizador para sincronizar a sua gravação com a música;
  • Ferramenta Fantasma, que possibilita sincronizar diferentes trechos, ordenar facilmente as suas gravações para fazer alterações personalizadas e gravar com várias pessoas.

As Cenas podem ser gravadas em vários trechos, para que o usuário possa juntar rapidamente diferentes cortes. Também é possível revisar o trecho clicando na imagem, ou excluí-lo e gravá-lo novamente.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Redes sociais