Topo

Novidades a caminho? Microsoft registra patente de tela dobrável

Desenho mostra mecanismo criado pela Microsoft - Reprodução
Desenho mostra mecanismo criado pela Microsoft Imagem: Reprodução

Rodrigo Trindade

De Tilt, em São Paulo

14/09/2019 17h29

Na mesma semana em que a Apple apresentou a "burocrática" família iPhone 11, uma patente indica que a Microsoft trabalha em sua própria tela dobrável, recurso apontado como a próxima revolução no mercado de smartphones. Divulgado pelo site WindowsUnited, o documento tem como destaque uma dobra diferente da adotada pela Samsung no recém-lançado Galaxy Fold.

O mecanismo desenvolvido na Microsoft usa uma substância líquida para diminuir o impacto de mexidas frequentes em telas flexíveis ou dobráveis. A empresa também criou estruturas para evitar que materiais estranhos entrem na "articulação" do dispositivo, a fim de evitar problemas de funcionamento ou unidades defeituosas.

O registro da patente também dá a entender que essa tecnologia não será usada exclusivamente pela Microsoft, mas licenciada a outras fabricantes de computadores, tablets e - por que não? -, smartphones. Novidades sobre essa tecnologia podem pintar no próximo mês, quando a empresa revelará sua próxima geração de produtos da linha Surface.

O site The Verge lembra que a Microsoft trabalha com a Intel e outro parceiros em uma nova versão do sistema operacional Windows, criada para atender a dispositivos dobráveis e de tela dupla. O sistema operacional Android, do Google, já é compatível com aparelhos com tela dobrável, caso do Galaxy Fold.

Huawei, Motorola, TCL e Xiaomi são outras empresas que trabalham em novos produtos com telas dobráveis, mas apenas a Huawei apresentou um dispositivo (o Mate X) que deve pintar ainda neste ano no mercado.

A Apple, por sua vez, está em uma situação semelhante à Microsoft, pois já registrou patentes de uma tecnologia do gênero. No entanto, como acabou de apresentar seus novos iPhones, uma novidade da empresa - ainda famosa pela inovação dos tempos de Steve Jobs - vai demorar para surgir. Quando vier, talvez chegue como a câmera tripla com grande angular do iPhone 11: uma constante corrida atrás da concorrência.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS