Planeta gigante é encontrado de forma inesperada orbitando estrela anã

Reprodução
Imagem: Reprodução

De Tilt, em São Paulo

27/09/2019 19h28

Um planeta gigante gasoso, similar a Júpiter, foi encontrado por uma equipe internacional de cientistas orbitando ao redor de uma estrela anã vermelha.

Em pesquisa publicada pela revista Science, os cientistas estudaram a estrela em questão, considerada um corpo celeste mais leve, menor e menos brilhante que o Sol localizado a aproximadamente 31 anos-luz do planeta Terra.

Juan Carlos Morales, da Universidade Autônoma de Barcelona, e seus colegas avistaram o GJ 3512, por meio de uma técnica chamada método da velocidade radial. O método mede variações da velocidade a que uma determinada estrela se afasta ou se aproxima de nós

Durante mais de dois anos de observações, os pesquisadores descobriram que o planeta descoberto é pelo menos 46% mais massivo que Júpiter e orbita sua estrela uma vez a cada 204 dias.

A descoberta despertou curiosidade por abrir o leque sobre as condições em que os planetas são formados. Com isso, é possível que haja mais planetas gigantes como esse do que se imaginava no universo.