Topo

WA Web Plus: extensão permite ler mensagens apagadas no WhatsApp

Extensão para Google Chrome permite alterar funções do WhatsApp Web - Reprodução/Chrome Web Store
Extensão para Google Chrome permite alterar funções do WhatsApp Web Imagem: Reprodução/Chrome Web Store

De Tilt, em São Paulo

13/08/2019 13h17Atualizada em 04/05/2020 03h56

A possibilidade de apagar mensagens que já foram enviadas foi uma das atualizações mais celebradas pelos usuários do WhatsApp. Contudo, tome cuidado: existe uma forma de visualizar as mensagens mesmo que elas tenham sido deletadas por quem as enviou.

Uma extensão gratuita disponibilizada para o Google Chrome, que funciona somente durante o uso do app no navegador, consegue recuperar o texto mesmo após o usuário apagar a mensagem.

Na descrição do WA Web Plus, a empresa responsável pela extensão explica que oferece "mais ferramentas e opções ao seu WhatsApp Web para mais privacidade e confiabilidade".

"Já teve que usar o WhatsApp Web enquanto alguém estava de pé atrás da sua tela? Já quis usar o WhatsApp à noite no modo escuro, ou gosta de ter o botão de like como tem no Facebook Messenger? E que tal restaurar uma mensagem deletada que você não teve tempo para ler? Com WhatsApp Web Plus, você vai aprimorar a experiência de usar o WhatsApp Web."

Experimentamos o recurso rapidamente e pudemos ver que ele realmente funciona, mas é necessário estar com o WhatsApp Web aberto quando a mensagem chega e é deletada. Se a janela é fechada, ou a mensagem chegar e for apagada enquanto o WhatsApp Web não estiver aberto, o recurso não funciona. Também há uma versão da extensão para Firefox, com o nome WhatsApp Web Plus, mas ela é mais limitada - não dá, por exemplo, para resgatar mensagens apagadas.

Além da função citada acima, a extensão oferece a opção de borrar mensagens recentes, nomes de contatos e fotos de contatos. Um detalhe nos chamou a atenção ao habilitar a extensão no Firefox, pois foi pedido o acesso a:

  • Seus dados em páginas do domínio web.whatsapp.com;
  • Acessar seus dados em web.whatsapp.com;
  • Exibir notificações para você.

O Chrome, menos rígido com privacidade, apenas avisou que o plugin pode ler e alterar dados em sites - no caso, o do WhatsApp Web. Fica o alerta: você pode conseguir reler aquela mensagem que seu contato apagou, mas o preço disso pode ser o acesso a todas suas conversas à Elbruz Technologies, empresa turca de software que criou a extensão.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Chegou Tilt, o canal de tecnologia do UOL

UOL Tilt