Topo

Usuários do WhatsApp se irritam com emojis gigantes do aplicativo

Novidade chegou via última atualização pública do app para Android - Reprodução
Novidade chegou via última atualização pública do app para Android Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

17/10/2016 08h30Atualizada em 16/06/2020 02h44

Desde sábado (15), todos os usuários do WhatsApp para Android ganharam a função dos emojis gigantes. Ele já havia sido lançado em julho para o iOS e no começo de setembro para usuários Beta da versão para Android. A novidade chegou a todos na última atualização pública do app para o sistema. Mas muita gente não gostou disso.

Agora, o envio de um único emoji, o deixa na versão maior. Quando são enviados dois ou três emojis, eles ainda ganham destaque, mas não tanto quanto a primeira opção. Os símbolos voltam ao tamanho tradicional quando formados por a partir de quatro ícones, assim como quando são enviados junto a textos.

No Brasil e no exterior, usuários reclamaram dos emojis em tamanho maior. Em postagens no Twitter, os ícones são chamados de "feios" e "bregas".

Veja algumas manifestações abaixo:

Todos os símbolos poderão ser exibidos em tamanho maior quando enviados individualmente. Mas, diferentemente do iOS, os emojis no Android podem ter até três variações de tamanho, a depender da quantidade de figuras enviadas de uma única vez.

Até o momento, não é possível reduzir o tamanho dos emojis maiores na mensagem. Resta saber se o WhatsApp incluirá essa opção nas próximas atualizações após as críticas.

O UOL procurou o WhatsApp, mas até o momento não conseguiu entrar em contato com a empresa. Caso ela decida se manifestar sobre o caso, esta notícia será atualizada com a resposta dela.

Outras atualizações recentes

No começo de outubro, a versão 2.16.293 do WhatsApp disponível para usuários Beta no Android trouxe a esperada opção de enviar GIFs da internet que foram salvos na memória do celular.

No final de setembro, a atualização 2.16.274 para Android trouxe adaptações para mais de 70 novos emojis do iOS 10, incluindo aí as versões com cores de pele diferentes, ícones de pessoas fazendo gestos que denotam dúvida, chateação, cara de detetive, relaxamento e casais gays.

Também em setembro, o WhatsApp para Android ganhou emojis, stickers, caneta virtual e texto para editar fotos e vídeos, de forma muito similar ao Snapchat.

Em fevereiro deste ano, o WhatsApp liberou a possibilidade de usar a versão Beta do app para qualquer dono de celular ou tablet com Android. Esta versão traz novas funcionalidades com antecedência, mas como se trata de um programa de teste, pode conter falhas que podem comprometer o serviço. Para participar, basta se inscrever aqui.