'Attenzione, pickpocket': como se proteger dos ladrões nas Olimpíadas?

O termo "pickpocket" viralizou no ano passado, com uma mulher que avisava turistas sobre os "batedores de carteira". Embora os vídeos se passassem na Itália, em Paris, na França, também tem "pickpockets". Aqueles que forem acompanhar as Olimpíadas na capital devem ficar atentos.

O que aconteceu

Maior ameaça são crimes leves e furtos. De acordo com a companhia de segurança Global Guardian, a maior ameaça aos que forem assistir aos jogos são crimes leves como furtos. Em 2023, os crimes por "pickpockets" diminuíram em 3,4%.

Cuidado no centro histórico, lojas e transporte. O dicionário Cambridge define "pickpocket" como "um ladrão que rouba coisas de bolsos ou bolsas, especialmente, em multidões". Os viajantes para as Olimpíadas provavelmente encontrarão furtos oportunistas nos centros históricos, lojas de varejo e transporte público, diz a Global Guardian.

Como evitar problemas com "pickpockets"?

Não mostre pertences de valor. Segundo o Centro de Treinamento e Gestão em Segurança, exibir itens de valor em público pode tornar a pessoa um alvo. Além disso, é importante evitar usar câmera ou celular enquanto estiver andando.

Invista em itens à prova de "pickpockets". O Centro de Treinamento aconselha procurar jaqueta, calças e bolsas com zíperes ou botões que possam oferecer uma camada extra de proteção. Outra ideia é ter bolsos escondidos ou um porta dólar que podem ser escondidos por baixo das roupas. Bolsas resistentes a cortes também valem o investimento.

Tome cuidado em ambientes lotados. As multidões podem favorecer os "pickpockets", já que as pessoas costumam estar distraídas ou com pressa. Criar o hábito de manter as mãos no bolso pode dificultar o trabalho dos ladrões, bem como se manter vigilante.

Não carregue todo o seu dinheiro no mesmo lugar. Se caso se tornar a vítima de algum "pickpocket", ao menos, não perderá todo o dinheiro. Deixe o dinheiro que espera usar no dia em um lugar acessível e o restante (como dinheiro extra ou cartão de crédito) mantenha em locais mais seguros, como no porta dólar.

Evite deixar itens no bolso traseiro. Muitos "pickpockets" tendem a vir por trás, fora do campo de visão da vítima. Em locais lotados, pode ser ainda mais difícil de notar algum objeto sendo levado.

Continua após a publicidade

Minimize os itens de valor em viagens. A menos que seja necessário, não viaje com notebooks ou tablets. Quando chegar à cidade de destino, uma dica é fazer uma lista do que vai precisar no dia antes de sair. Além de correr riscos menores, o viajante irá carregar menos peso.

Cuidado com as mochilas. Como os zíperes ficam nas costas fora do campo de visão, é fácil para os ladrões levarem os pertences. O ideal é deixar a mochila na hospedagem. Caso isso não seja possível, tome algumas precauções, como cadeados nos zíperes e evite guardar itens de valor nelas. Em multidões, coloque a mochila na frente do corpo.

Prenda sua bolsa. A mochila ou bolsa de turistas pode ser um alvo quando ele estiver parado em algum lugar, como restaurantes. Uma solução para isso é prender ela em algum lugar seguro por perto. Algumas possibilidades são passar uma alça por cima da perna de uma cadeira, manter a bolsa no seu colo ou posicioná-la entre você e um acompanhante.

Deixe seu comentário

Só para assinantes