Topo

Nem vem! Apple afirma que App Store ajudou Spotify a virar o que é hoje

Chefiada por Tim Cook, Apple rebateu críticas feitas pelo Spotify - Noah Berger/AFP
Chefiada por Tim Cook, Apple rebateu críticas feitas pelo Spotify Imagem: Noah Berger/AFP

Mark Gurman

Da Bloomberg

15/03/2019 13h35

A Apple revidou a queixa antitruste apresentada pelo Spotify afirmando que a gigante do streaming de música quer ter todos os benefícios de sua loja de aplicativos sem contribuir para o mercado.

A fabricante do iPhone afirmou que a App Store ajudou o Spotify a se tornar a empresa que é hoje, uma companhia de capital aberto que gera mais de US$ 1 bilhão em receita por trimestre, segundo declaração publicada nesta sexta-feira.

O Spotify, que oferece serviços gratuitos e pagos, reclamou para a poderosa agência antitruste da União Europeia que a fatia de 30% da receita cobrada pela Apple constituía, na prática, um imposto sobre a concorrência.

A rixa chega em um momento em que a Apple está se expandindo com o lançamento de novos serviços, entrando em novas áreas de negócios que concorrem com terceiros presentes em sua plataforma. A aquisição da Beats em 2014 foi realizada quando a fabricante do iPhone entrava no streaming de música, e a empresa com sede em Cupertino, Califórnia, planeja apresentar novos serviços de streaming de vídeo e revistas no dia 25 de março.

Em sua resposta às queixas do Spotify, a Apple afirmou que não cobra por distribuir aplicativos gratuitos e só fica com a parcela de 30% no caso das assinaturas pagas em sua plataforma. A empresa também declarou que essa taxa cai para 15% no caso das assinaturas por mais de um ano.

"A maioria dos clientes usa o produto gratuito deles, financiado por anúncios, que não fornece nenhuma contribuição à App Store", afirmou a Apple. "Ainda hoje, apenas uma fração minúscula das assinaturas deles entra no modelo de receita compartilhada da Apple. O Spotify está pedindo para zerar esse número."

A Apple afirmou que fica com uma fatia da receita em troca de conectar os serviços de terceiros a seus usuários e do uso do sistema de faturamento da App Store e de suas ferramentas para desenvolvedores, que possibilitam que o Spotify crie aplicativos para iPhone e iPad.

Da tela touch a reconhecimento facial, passando pela tela gigante: como o iPhone evoluiu

Leia mais
"Os desenvolvedores, sejam engenheiros novatos ou empresas de grande porte, podem ter certeza de que todos estão jogando com as mesmas regras. É assim que deve ser. Nós queremos que mais empresas de aplicativos prosperem - inclusive aquelas que concorrem com algum aspecto de nosso negócio, porque elas nos incentivam a melhorar", disse a Apple.

O serviço de streaming de música com sede em Estocolmo também afirmou que a Apple "costuma bloquear" algumas atualizações de seu produto, como a integração com o assistente digital Siri e com o Apple Watch. A Apple descreveu essas reclamações do Spotify como "surpreendentes" e apontou que a empresa sueca tem um aplicativo para o Apple Watch que está no topo da lista de aplicativos da seção de música da App Store para aparelhos vestíveis (wearables).

A Apple afirmou que o Spotify a informou de seus planos para integrar o serviço de streaming de música com Siri e que a Apple está "pronta para ajudar" conforme apropriado.