Topo

O que se sabe sobre o bloqueio de perfis bolsonaristas no Twitter

REGIS DUVIGNAU/REUTERS
Imagem: REGIS DUVIGNAU/REUTERS

24/07/2020 16h18

Rede social afirmou estar cumprindo decisão do STF.

O Twitter bloqueou as contas de uma série de perfis bolsonaristas na tarde desta sexta-feira (24).

Entre eles estão a do dono da rede varejista Havan, Luciano Hang, da militante Sara Winter, que chegou a ser presa em junho no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos, do empresário Edgard Corona, fundador das redes de academias BioRitmo e SmartFit, do blogueiro Allan dos Santos e do político Roberto Jefferson, presidente do PTB.

Em nota, a rede social informou que "agiu estritamente em cumprimento a uma ordem legal proveniente de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF)".

Trata-se de uma decisão do ministro Alexandre de Moraes de 26 de maio, proferida no âmbito do chamado inquérito das fake news.

Na decisão, o magistrado determina a suspensão das contas do Facebook, do Twitter e do Instagram de 16 pessoas, além da busca e apreensão de computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos que, de acordo com o texto, pudessem estar relacionados à disseminação de "mensagens ofensivas e ameaçadoras" contra membros do Supremo.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no dia 16 de junho.

Nas contas bloqueadas nesta sexta, uma mensagem em inglês informa que a conta foi retida no Brasil em cumprimento a uma ordem judicial.