PUBLICIDADE
Topo

'Perseverance' é o nome do próximo veículo da Nasa a explorar Marte

Como os veículos anteriores, Perseverance foi batizado no final de uma competição nacional organizada entre escolas - AFP Photo/NASA
Como os veículos anteriores, Perseverance foi batizado no final de uma competição nacional organizada entre escolas Imagem: AFP Photo/NASA

Da AFP, em Washington

05/03/2020 20h49

A Nasa apresentou nesta quinta-feira (5) o nome do seu próximo veículo de exploração espacial que levará a Marte: Perseverance.

Ele será o quinto veículo exploratório no planeta vermelho e estará equipado com os mesmos pneus que o Sojouner (que chegou a Marte em 1997), Spirit e Opportunity (2004), assim como a Curiosity, que explora o planeta desde 2012.

Seu nome foi anunciado em uma escola em Burke, no estado americano da Virgínia, onde o estudante que escolheu o seu nome foi parabenizado.

"A proposta de Alez captou o espírito de exploração", disse o cientista chefe da Nasa, Thomas Zurbuchen. "Assim como qualquer missão exploratória do passado, Perseverance enfrentará desafios e fará descobertas excepcionais", completou.

Como os veículos anteriores, Perseverance foi batizado no final de uma competição nacional organizada entre escolas. Dos 155 nomes que chegaram às semifinais, escolhidos por quase 4.700 jurados voluntários, como professores e fanáticos pelo espaço, nove foram disponibilizados para a votação pública no site da Nasa.

Além de ter tido a honra de que sua sugestão tenha saído vitoriosa, o jovem foi convidado a ir junto com a família para Cabo Canaveral, na Flórida, para assistir o lançamento programado entre 17 de junho e 5 de agosto.

A chegada da Perseverance a Marte está prevista para fevereiro de 2021, em uma cratera chamada chamada Jezero. A missão tem dois objetivos principais: buscar rastros de vida passada e coletar amostras que serão seladas hermeticamente em tubos dentro do veículo.

"Perseverance" tem o tamanho de um carro (três metros de comprimento por 2,7 metros de largura) e seis rodas, para permitir subir e descer nas rochas.

Equipado com um pequeno reator nuclear que lhe disponibilizará energia, Perseverance tem um braço articulado de 2,2 metros de comprimento e uma furadeira para pulverizar triturar amostras das rochas.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS