PUBLICIDADE
Topo

Veículo espacial da Nasa rumo a Marte será batizado por crianças

Veículo espacial da Nasa que vai a Marte, em foto de 2019 - NASA/JPL-Caltech
Veículo espacial da Nasa que vai a Marte, em foto de 2019 Imagem: NASA/JPL-Caltech

De Tilt, em São Paulo

05/03/2020 10h25

O próximo veículo espacial da Nasa que vai se dirigir a Marte ganhará um nome nesta quinta-feira (5). A seleção foi feita por meio de um concurso de redações chamado "Name the Rover" (nomeie o veículo espacial, em inglês) e 28 mil crianças — da pré-escola ao ensino médio — se inscreveram.

Deste total, 155 semifinalistas foram selecionados, e em janeiro a Nasa anunciou os nove finalistas: Clarity (clareza), Courage (coragem), Endurance (resistência), Fortitude, Ingenuity (engenhosidade), Perseverance (perseverança), Promise (promessa), Tenacity (tenacidade) e Vision (visão).

Os nomes dos veículos não são normalmente escolhidos por meio de concursos de redações, e nos últimos anos a Nasa escolheu nomes simples. Os sete que pousaram para examinar a superfície da Lua entre 1966 e 1968, em preparação para os pousos dos astronautas da Apollo foram, sequencialmente, Surveyor 1 a Surveyor 7.

Já as sondas que passaram por Marte, Vênus e Mercúrio foram do Mariner 1 ao Mariner 10.

O veículo espacial, por enquanto batizado de Mars 2020, foi construído no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, na Califórnia. Agora, ele está no Kennedy Space Center, na Flórida, para os preparativos finais antes de ser lançado em julho. A expectativa é de que pouse em Marte em 18 de fevereiro de 2021.

A agência espacial norte-americana já conseguiu pousar com sucesso quatro veículos espaciais em Marte, feito que nenhum outro país conseguiu atingir.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS