PUBLICIDADE
Topo

Renato de Castro

Live: O que são PPPs, que podem criar cidades mais inteligentes no Brasil

Renato de Castro
Imagem: Renato de Castro
Renato de Castro

Mobilidade compartilhada, Inteligência artificial, sensores humanos, internet das coisas, bluetooth mesh, etc. Mas como essa tranqueira toda pode melhorar a vida da gente nas cidades? Em nosso blog vamos discutir sobre as últimas tendências mundiais em soluções urbanas que estão fazendo nossas cidades mais inteligentes.

16/12/2020 04h00Atualizada em 16/12/2020 16h03

ATUALIZAÇÃO: Por um imprevisto de última hora, tivemos que cancelar a live que estava prevista para esta quarta-feira (16), às 17:00. Iremos marcar a conversa com nossos convidados em uma data futura. Acompanhe nossa coluna para detalhes.

Para todos da nossa indústria das cidades inteligentes esta semana foi bem importante. Finalmente, a tão esperada lei das licitações foi aprovada no Senado, criando um novo marco legal para o setor. Bem, ainda não podemos comemorar, pois falta a sanção do presidente. Vamos torcer pelo melhor.

O texto aprovado revoga a nossa tão conhecida Lei das Licitações, a nº 8.666/93, a Lei do Pregão (Lei nº 10.520/2002) e a Lei nº 12.462/2011 (que trata do Regime Diferenciado de Contratações). Se tudo andar bem, teremos a simplificação do processo de contratação pública, que irá beneficiar principalmente as startups, pequenas e medias empresas do ecossistema de inovação.

Independente do que virá, sabemos que 2021 será um grande ano para as Parcerias Público-Privadas (PPP). Quem assistiu a live da semana passada (que foi a de maior audiência de todos os tempos) viu um pouco desse potencial para o setor da iluminação pública. Criamos inclusive um grupo de WhatsApp durante essa última live, que já está superativo com quase 200 membros. O sucesso foi tão grande que decidimos não parar por aqui!

Para fecharmos com chave de ouro este ano complicado de 2020 teremos uma megalive especial abordando o tema das parcerias público-privadas. Mais que um encontro técnico e de aprimoramento, será um verdadeiro bate-papo ao vivo com os participantes. É o nosso presente de Natal para todos que, mesmo nos momentos mais difíceis desse ano, estiveram conosco fiéis a nossa causa de construir cidades mais inteligentes.

Teremos dois convidados superespeciais para responder as perguntas que poderão ser enviadas em texto, ou via vídeo pelo grupo do WhatsApp (uma grande novidade que estreamos na semana passada).

Será uma oportunidade única de discutir com profissionais experientes que estão na linha de frete das PPPs no Brasil. Um detalhe importante, nossos dois convidados possuem a famosa certificação profissional em Concessões e PPPs (CP³P) da APMG International. Já ouviu falar?

Vale ressaltar que eles participarão como especialistas no tema e não como representantes institucionais. Dito tudo isso, aqui vai a escalação do nosso "PPP dream team":

Direto de Brasília, teremos Alfredo Carvalho, coordenador de gestão Integrada na Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional. Alfredo tem 12 anos de experiência com financiamento, supervisão e gestão contratual de grandes projetos de infraestrutura hídrica e saneamento sob a perspectiva da administração pública, com passagens pelos ministérios da Integração Nacional e Cidades. Atualmente ele é responsável pela revisão e acompanhamento do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab). Ele também é o autor do canal "Políticas de Infraestrutura" no Youtube.

Completando o time, diretamente da minha bela cidade maravilhosa, teremos Leonardo Assuf, gerente na unidade responsável pela estruturação de projetos de PPP do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma das principais instituições brasileiras na promoção, suporte e estruturações das PPPs. Leonardo é engenheiro industrial pela UFRJ e mestre em gestão da produção e operações pela Karlsruhe Institute of Technology, da Alemanha.

Poderíamos escolher forma melhor para nos despedirmos de 2020? Agendem-se então para a próxima quarta-feira, 16 de dezembro, às 17:00 (horário de Brasília).

Espero todos vocês para esse nosso último encontro de 2020 e não deixem de convidar seus colegas e os políticos eleitos de sua cidade. Quanto mais gente tiver acesso a essas informações, maior será nossas possibilidades de fazermos nossas cidades mais inteligentes a partir de 2021.

Quem perder, certamente será um dos últimos a ter acesso ao "mapa do tesouro de 2021"...

Link para a live.