Topo

Renato de Castro

Live: eles são antirracistas e lutam por cidades inteligentes

Renato de Castro
Imagem: Renato de Castro

25/11/2020 04h00

Dia 20 de novembro foi uma data muito especial no Brasil: o dia da Consciência Negra. O que deveria ser um dia de reflexão acabou se tornando mais um dia de indignação. A morte do João Alberto Silveira Freitas, um cidadão negro, no Carrefour de Porto Alegre estava nas manchetes em toda a mídia nacional e foi noticiado também nos principais jornais aqui na Europa, principalmente comentando as declarações do governo de que não temos racismo no Brasil.

Nós do ecossistema de cidades inteligentes não poderíamos deixar de promover esse debate. O racismo existe sim no Brasil e é cultural e estrutural. Para debater conosco sobre o tema convidei dois amigos, igualmente apaixonados e engajados no tema das cidades inteligentes, para compartilharem suas opiniões e experiências como cidadãos negros.

Nesta quarta-feira (25), às 11:00 (horário de Brasília), teremos dois convidados que cresceram em cidades bem diferentes, mas com uma característica muito similar quanto à diversidade de sua população e forte influência da cultura afro-brasileira. Marcos Lima, um dos meus ídolos do setor financeiro e conterrâneo da cidade maravilhosa, e Cláudio Nascimento, outro dinossauro (como eu) das nossas smart cities e filho da bela e negra Olinda. Será um bate-papo entre amigos e, principalmente, entre cidadãos que buscam a construção de cidades mais inteligentes, resilientes e inclusivas.

Para mim, não bastava expressar a minha mais profunda indignação e posição antirracista! Nesse momento de debate mundial contra o racismo é importante discutir o tema com quem vive o problema no seu dia a dia, atores diretos desse processo de mudança.

O que eu posso prometer para vocês é que vamos fazer desta live muito mais que uma discussão social, política ou técnica. Será uma reflexão da nossa atualidade e principalmente um ensaio de soluções e ações nesta eterna busca de uma sociedade mais inteligente. Venha e traga os amigos para fazermos um grande debate participativo!

Link para a live.