Topo

Renato de Castro

Ranking: o que faz uma cidade brasileira ser considerada inteligente?

Reprodução
Imagem: Reprodução

24/09/2020 04h00

Depois da grande repercussão do nosso último texto sobre o ranking brasileiro das cidades inteligentes, muitos dos nossos leitores fizeram perguntas sobre a metodologia do estudo e questionaram a posição das suas cidades na lista de 2020. Decidimos então conferir os detalhes do estudo em uma entrevista exclusiva com o geógrafo Willian Rigon, responsável pela elaboração e divulgação do ranking no Brasil.

Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, o "Ranking Connected Smart Cities" traz indicadores desenvolvidos pela consultoria Urban Systems, que qualificam as cidades mais inteligentes e conectadas do país.

O ranking coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, totalizando 673 cidades, sendo:

  • 48 com mais de 500 mil habitantes,
  • 276 com 100 a 500 mil habitantes e
  • 349 com 50 a 100 mil habitantes.

Imaginem então o trabalhão que isso dá!

De uma pontuação máxima de 70 pontos, nossa cidade melhor classificada, São Paulo, obteve 37,901, pouco mais de 50%. E esse resultado foi inferior ao do ano passado, quando Campinas ficou no topo da lista com 38,977. Sabe o que isso significa? Estamos piorando? O que esperar para os números de 2021, depois de uma pandemia mundial, taxa de desemprego galopante em nossas cidades e uma crise financeira de longo prazo no horizonte? Conversamos sobre todos esses pontos em nossa entrevista! Imperdível.

Confira abaixo a entrevista na íntegra.

Você concorda com o resultado? Tem alguma sugestão para fazer em relação a sua cidade? Os candidatos a prefeito e vereador de sua cidade têm demonstrado interesse e conhecimento sobre esse tema? Estamos curiosos para saber a sua opinião. Deixe seus comentários e dúvidas aqui em baixo que levaremos pessoalmente para a equipe Urban Systems responder.

Ah, não esqueça de compartilhar esse vídeo! Ajude-nos a ampliar essa discussão sobre cidades inteligentes no Brasil. Nos vemos no próximo texto.