Topo

Pergunta pro Jokura

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Qual é o maior dos seres vivos? O gigante mede 'só' uns 900 Maracanãs

O organismo ocupa uma área de cerca de 9 km2, equivalente a 900 campos de futebol - Bruno Granja / Ag. Corinthians
O organismo ocupa uma área de cerca de 9 km2, equivalente a 900 campos de futebol Imagem: Bruno Granja / Ag. Corinthians

31/07/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Qual é o maior dos seres vivos? - Pergunta de Jardel Melo, de Monte Azul (MG) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.

Esqueça a sequoia gigante e a baleia-azul, caro monte-azulense.

O maior organismo de que se tem notícia não é do reino vegetal e muito menos do reino animal.

Quem lidera esse ranking é o reino dos fungos e o "indivíduo" que ostenta o recorde é um cogumelo-do-mel, do gênero Armillaria, localizado na Floresta Nacional Malheur, que fica na região das Blue Mountains, no estado americano do Oregon.

Apelidado de "Humongous fungus" (algo como "fungo gigante", em tradução livre), o organismo ocupa uma área de cerca de 9 km2 —equivalente a 900 campos de futebol— e estima-se que pese algo em torno de 35 mil toneladas (mais de 200 baleias-azuis parrudas) e tenha cerca de 2.500 anos.

Mas você pode estar se perguntando como é que pode um fungo ter essas dimensões.

É que aquilo que chamamos de cogumelos —colhidos para usos culinários e recreativos— são apenas a pontinha de um complexo organismo que se espalha como uma rede.

Cogumelo-do-mel - fungo - gênero Armillaria - Photodary/ Pixabay - Photodary/ Pixabay
O maior ser vivo se parece com este cogumelo, mas com alguns quilômetros a mais crescendo longe de nossos olhos
Imagem: Photodary/ Pixabay

Parasitando árvores e outros vegetais, os fungos são formados por estruturas chamadas rizomorfos (superficiais) e micélios (subterrâneas), que se assemelham a raízes de plantas e se estendem por longas distâncias, retirando nutrientes dos hospedeiros e distribuindo pela rede.

Acontece que o grosso desse emaranhado colossal fica subterrâneo, longe dos nossos olhos.

A dimensão estimada dessas redes no planeta, aliás, é literalmente astronômica, caro monte-azulense: considerando uma profundidade subterrânea de 10 cm, especula-se que o comprimento do micélio fúngico global seja de 450 quatrilhões de quilômetros.

Tem alguma pergunta? Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.