Pergunta pro Jokura

Pergunta pro Jokura

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Qual foi o 1º edifício com andares? Ficava em cidade abaixo do nível do mar

Qual foi o primeiro edifício com andares? - Pergunta de Daniel Dias, São Paulo (SP) - quer enviar uma pergunta também? Clique aqui.

Caro paulistaninho cercado de prédios por todos os lados, edificante questão. Para responder essa é preciso olhar menos para cima e mais para trás... bem para trás mesmo.

Precisamos voltar à cidade que muitos consideram ser a mais antiga do planeta: Jericó, na Palestina. Estima-se que a região seja habitada coletivamente desde 9000 a.C., ou seja, há cerca de 11 mil anos.

Jericó abrigava uma das construções altas mais antigas de que se tem registro: uma torre com 22 degraus e 8,5 m de altura. Lá também estava a muralha mais antiga de que se tem notícia, que circundava a cidade.

Já naquela época, ela continha casas com um pavimento empilhado sobre o outro, ou seja, construções habitáveis com mais de um andar. Essas construções são as candidatas a ocupar o posto de primeiros edifícios com andares do mundo.

Outro recorde de Jericó, que vai na contramão da altura da torre e da famosa muralha, é a de que ela é a cidade mais "baixa" do mundo, situada 270 m abaixo do nível do mar.

De lá para cá, as cidades cresceram em número e em extensão, tanto horizontal como vertical. A humanidade passou a inventar sistemas construtivos capazes de empilhar mais e mais andares com segurança e longevidade para as construções.

E o patamar mais "recente" dessa decolagem construtiva é o advento das estruturas de aço, uma espécie de esqueleto, que proporciona a criação dos prédios que conhecemos hoje como arranha-céus.

Home Insurance Building, em Chicago
Home Insurance Building, em Chicago Imagem: Wikimedia Commons
Continua após a publicidade

O primeiro deles foi o Home Insurance Building, em Chicago. Inaugurado em 1885 com 10 andares e 42 m de altura, ganhou mais dois andares em 1891 e chegou a 55 m. Mas foi demolido em 1931...

O arranha-céus mais antigo que ainda está de pé, por sua vez, também fica em Chicago: é o Manhattan Building, erguido em 1891, com 16 andares e 61 metros de altura.

Manhattan Building, em Chicago
Manhattan Building, em Chicago Imagem: Wikimedia Commons

Já o prédio mais alto do mundo, desde 2009, representa a proeza humana de empilhar 163 andares e alcançar 828 metros de altura: o Burj Khalifa.

Ele fica em Dubai, nos Emirados Árabes, e tem mais de 20 vezes o tamanho do primeiro dos arranha-céus, caro paulistaninho.

Vista panorâmica de Dubai com o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, ao centro
Vista panorâmica de Dubai com o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, ao centro Imagem: Getty Images
Continua após a publicidade

Tem alguma pergunta?

Deixe nos comentários ou mande para nós pelo WhatsApp.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes