Topo

Guilherme Rambo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Em evento da Apple no dia 8, acredito que os Macs é que deverão brilhar

Evento da Apple deve focar em performance, e os Macs provavelmente estarão no centro das atenções - Divulgação
Evento da Apple deve focar em performance, e os Macs provavelmente estarão no centro das atenções Imagem: Divulgação

04/03/2022 04h00

Agora é oficial: a Apple confirmou que fará um evento online no dia 8 de março para o lançamento de novos produtos, como já era especulado há algum tempo. Comentei aqui semana passada sobre algumas novidades que devem chegar em breve, algumas delas já neste evento. Mas o título dado ao evento me deixou bastante animado.

No convite enviado à imprensa, a Apple chamou o evento de "Peek Performance", fazendo um trocadilho entre as palavras "peak", no sentido de "desempenho de ponta" e "peek", no sentido de "veja uma prévia do desempenho que está por vir".

Esse foco em performance no título do evento me lembra eventos passados nos quais o foco foram novidades nos Macs, daí o meu interesse ainda maior pelo que dever ser anunciado na terça-feira.

Creio que veremos o anúncio da nova linha de chips para Macs, começando pelo chip M2 que deve equipar uma nova versão do MacBook Air e do MacBook Pro de entrada.

Provavelmente algumas pessoas acharão estranho o fato de modelos de entrada virem com chip M2, enquanto os modelos topo de linha —como os MacBooks Pro mais recentes— continuam no mercado com variações do M1 (Pro e Max) e preço mais salgado.

Apesar disso —e especialmente se a Apple conseguir manter este padrão nos lançamentos futuros— gosto dessa estratégia, que foi a mesma adotada quando os primeiros Macs Apple Silicon chegaram no mercado.

Faz sentido lançar a nova geração do chip começando nos modelos de entrada, nos quais a exigência de performance e dissipação de calor são menores, para depois aprimorar o novo processador e então colocá-lo em máquinas mais topo de linha, muito mais caras e com usuários muito mais exigentes.

Especialmente considerando a pouca diferença entre A14 (que deu origem ao M1) e A15 (que provavelmente dará origem ao M2), o fato dos novos Macs de entrada chegarem com os chips uma geração à frente dos topos de linha certamente não quer dizer que estes terão performance superior ao M1 Pro ou M1 Max, já que entre os chips A14 e A15 a principal diferença foi na eficiência energética, não um ganho absurdo de performance.

O produto que estou mais ansioso para ver nesse evento é o novo MacBook Air com chip M2. Minha curiosidade não é referente ao novo chip, mas sim ao fato desse ser o primeiro MacBook Air feito especialmente para rodar com um chip da própria Apple.

A primeira geração de Macs com Apple Silicon não trouxe novidades externas, a Apple apenas mexeu nos componentes internos do MacBook Pro, MacBook Air e Mac Mini já existentes, trocando a placa lógica com processador Intel pela placa lógica com processador M1.

Focar na mudança interna foi uma aposta certeira na época, afinal, a troca completa do processador já foi mudança suficiente para deixar os usuários impressionados, só pela performance das máquinas.

Com o novo iMac de 24 polegadas, lançado no início de 2021, veio o primeiro Mac desenvolvido especificamente para o Apple Silicon.

O novo iMac trouxe um design ousado, com cores vivas e uma tela excelente, agradando a maioria dos usuários. Mais para o final do ano vieram os novos MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas, com design totalmente novo, tela ProMotion e muitas entradas e saídas que profissionais vinham pedindo há anos.

Provavelmente chegou a vez do MacBook Air receber o mesmo tratamento do iMac de 24 polegadas e dos novos MacBooks Pro, com uma nova geração do laptop criada desde o princípio para rodar com Apple Silicon.

Eu espero que a Apple volte às origens do MacBook Air e traga um notebook extremamente fino e leve, o que se tornou muito mais possível agora graças à eficiência dos chips da Apple.

Se puder trazer também opções de cores divertidas, não só os tons de cinza da geração atual, tenho certeza que muita gente ficará bastante feliz.

Outros Macs que ainda não receberam a "plástica Apple Silicon" são o Mac Pro e o Mac Mini. Não espero o anúncio de um Mac Pro no evento da terça-feira, creio que ainda seja cedo para isso e a empresa deve estar segurando essa novidade para sua conferência com os desenvolvedores em junho.

Com relação ao Mac Mini, espero ver um novo modelo topo de linha, quem sabe com opções de chip M1 Pro ou M1 Max, além de um novo design, que pode ser até mais compacto que o atual.

Se você olhar qualquer foto do Mac Mini M1 por dentro, verá que tem muito espaço vazio. A Apple poderia aproveitar um pouco desse espaço tornando o Mac Mini ainda mais compacto.

Ou então a empresa tem outros planos para o Mac Mini topo de linha e nos surpreenderá com um novo modelo de Mac nunca antes visto.