Topo

The King of Fighters XV: gameplay, review e 7 personagens recomendados

The King of Fighters XV: Yashiro é um personagem bem recomendado para quem já está habituado com a franquia - Divulgação/SNK
The King of Fighters XV: Yashiro é um personagem bem recomendado para quem já está habituado com a franquia Imagem: Divulgação/SNK

Por Rodrigo Lara

Colaboração para START

20/02/2022 04h00

The King of Fighters XV já está entre nós, em versões para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S/X. Além de um visual repaginado, o game traz uma série de novidades na jogabilidade, com sistemas que agradam tanto quem está começando na série quanto veteranos.

Para os novatos, a série introduziu um sistema de combo automático, que funciona ao se apertar repetidamente o botão de soco fraco. O tipo de finalização do combo varia de acordo com o nível de sua barra de poder, mas o resultado tende a causar menos dano ao adversário do que se essa combinação fosse feita usando métodos tradicionais.

Já um dos afagos aos jogadores mais experientes é o Shatter Strike, um golpe que todos os personagens têm e que é capaz de aparar um acerto do oponente e já emendar um contra-ataque. Acaba sendo uma arma formidável nas mãos de quem tem mais habilidade com games de luta.

De maneira geral, The King of Fighters XV entrega uma experiência eficiente e satisfatória. É um game que pende mais para um viés tradicional dos jogos de luta, se distanciando de exemplares como Guilty Gear Strive. Com um sistema online que funciona de forma bem decente, não é difícil vislumbrar que o jogo fará sucesso junto à comunidade fanática por uma boa pancadaria.

Confira abaixo um gameplay puro com os primeiros 14 minutos de jogo. Logo em seguida, listamos sete personagens para você ficar de olho - um deles deve se encaixar com seu estilo de jogo:

Terry Bogard: um dos mais versáteis

KOF XV - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

Personagem clássico, Terry se destaca pelo seu equilíbrio. O lutador tem uma grande variedade de ataques, de projéteis a golpes mais físicos, assim por dizer. Com isso, ele é capaz de se adaptar às mais diversas situações, seja na hora de manter a distância ou pressionar os adversários de forma mais próxima. Seus combos não são tão complicados, o que faz dele um bom "salva fichas".

Clark Still: o rei dos agarrões

The King of Fighters XV, Clark Still - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

Clark continua letal na mão de jogadores que curtem ficar mais próximos de seus adversários. Sua maior arma continua sendo os agarrões de comando, que podem ser inseridos em combos para causar um belo dano. Porém, ele também é capaz de se virar com combinações mais simples e eficazes, mas demanda que o jogador seja preciso nos comandos para ter seu potencial explorado ao máximo.

Chris: bom para novatos

The King of Fighters XV, Chris - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

Poucos personagens têm combos mais fáceis e estilosos do que Chris. Isso faz dele um lutador ideal para quem está começando e quer ir além dos combos automáticos. Ele faz o estilo "porradeiro", com ataques mais eficientes de média e curta distância. Por outro lado, é rápido e com boa movimentação, o que o torna um alvo mais difícil de ser acertado pelos adversários.

Quer testar outros personagens indicados para novatos em The King of Fighters? Confira nossa galeria.

Yashiro Nanakase: agrada veteranos

The King of Fighters XV, Yashiro - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

Um retorno celebrado, Yashiro mantém suas principais características. Ou seja, é um personagem não tão simples de dominar, mas extremamente forte e perigoso se o jogador for habilidoso. Sua área de atuação é na curta e média distância, com combos capazes de destruir a barra de vida do oponente.

Heidern: grande alcance

The King of Fighters XV, Heidern - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

Heidern é um personagem tradicional que também retorna neste game. Ele tende a agradar jogadores que curtem comandos de golpes especiais no estilo "carregar" (o "facão" antiaéreo é um verdadeiro clássico dos games de luta). Não é tão simples jogar com ele, mas o lutador se destaca por ter golpes normais de longo alcance, se valendo de sua estatura avantajada. Essa característica é ótima para manter adversários a uma distância segura, já ele não se locomove muito rápido.

Shun'ei: novato promissor

The King of Fighters XV, Shun'ei - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

Protagonista do game, Shun'ei é um personagem simples. Não possui uma enorme lista de golpes e combos, porém tem especiais poderosos, capazes de causar um belo estrago. Da mesma forma, os combos são relativamente simples e dependem mais dos jogadores capricharem no tempo de execução do que realizarem comandos complexos. Não é exagero dizer que ele tem um bom potencial a ser explorado.

Ryo Sakazaki: para os fãs de Street Fighter

The King of Fighters XV, Ryo - Divulgação/SNK - Divulgação/SNK
Imagem: Divulgação/SNK

Assim como ocorre em outros games da franquia, o carateca de Art of Fighting costuma ser popular entre jogadores mais acostumados com o rival Street Fighter. A explicação é a de sempre: os movimentos lembram bastante os da dupla Ryu e Ken, com um misto de projétil, golpe antiaéreo e giratória. Ryo, porém, vai além, e tem golpes de alto impacto capazes de abrir brechas para combos mais extensos.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol