Topo

O fim do Xbox One: três momentos que marcaram o videogame da Microsoft

Bruno Izidro

De START, em São Paulo

19/01/2022 04h00

A produção do Xbox One foi encerrada pela Microsoft no fim de 2020, mas só descobrimos isso agora, mais de um ano depois.

Foram sete anos de vida do videogame da Microsoft, mas qual foi o legado do Xbox One para o mundos dos games? Pensando nisso, relembramos aqui os cinco momentos que marcaram o console.

1 - Lançamento polêmico

Xbox One videogame da Microsoft - Divulgação - Divulgação
No lançamento, o pacote básico do Xbox One incluia o console, a nova versão do Kinect e também um joystick.
Imagem: Divulgação

Antes mesmo de chegar às lojas, o Xbox One se envolveu em polêmicas. Sim, no plural.

O anúncio do então novo console da Microsoft foi criticado por focar no aparelho como um centro de entretenimento com TV, esportes e filmes, deixando os games um pouco de lado.

Outras decisões controversas na época foram a obrigatoriedade do novo Kinect e estar sempre online para jogar os jogos, mesmo em games que não dependessem de internet.

O 'rage' na internet foi tanto que a Microsoft voltou atrás em ambas as decisões, mas o estrago já estava feito. Essa primeira má impressão ficou como uma sombra por toda a vida do videogame.

2 - Retrocompatibilidade

Retrocompatibilidade dos jogos no Xbox - Reprodução - Reprodução
Retrocompatibilidade dos jogos no Xbox
Imagem: Reprodução

Novos consoles rodarem jogos de versões anteriores não é nenhuma novidade, mas foi com o Xbox One que esse recurso ganhou mais força e evidência, tornando-se uma das principais qualidade do videogame.

Tudo começou em 2015, com alguns poucos títulos de Xbox 360 que poderiam ser jogados no Xbox One via disco. Depois versões digitais também entraram na brincadeira, junto com jogos do Xbox original.

Atualmente, a lista ultrapassa 500 jogos, o que se tornou um movimento importante também para a presevação histórica desses jogos. Não é, Metal Gear Solid 4 ainda preso no PS3?

3 - Xbox Game Pass

Serviço de jogos da Microsoft, o Xbox Game Pass - Divulgação - Divulgação
Game Pass nasceu no Xbox One e hoje é um dos maiores serviços de games do mundo
Imagem: Divulgação

Talvez o grande momento do Xbox One seja a criação do serviço que hoje se tornou o grande caso de sucesso na indústria de games.

O Game Pass nasceu tímido, lá em 2017, mas logo se tornou o carro-chefe do Xbox One nos seus últimos anos de vida.

O atrativo eram grandes lançamentos disponíveis no lançamento e um catálogo com ótimas opções, com jogos menores e indies. Características que continuam até hoje, mas agora também no PC e até na nuvem.

No podcast Game Trends você pode ouvir mais sobre o legado do Xbox One e o que o fim da produção do videogame significa para a marca Xbox.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Game Trends, por exemplo, no Spotify e no Youtube ou assinando o nosso feed.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol