PUBLICIDADE

Topo

Roblox: os cuidados dos pais com o game de sucesso entre as crianças

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

13/10/2021 04h00

Roblox já se tornou um dos jogos mais populares do mundo, com cerca de 200 milhões de usuários, segundo a empresa de análise Rtrack, e muitos deles crianças, atraídas pelo personagens fofos e jogos quase infinitos.

Acontece que Roblox é muito mais uma plataforma de jogos online do que um game em si, porque, com ele, é possível criar games dos mais diferentes tipo, até mesmo simuladores de BBB.

"Eu vejo vários aspectos positivos no Roblox", fala Luiza Guerreiro. "Só que é um universo ali dentro, então vai ter jogos legais e outros que não são tão positivos (para crianças)".

Luiza é desenvolvedora de jogos e CEO da Explot, estúdio focado em criar games infantis com a ajuda de pedagogos e psicólogos.

Luiza Guerreiro CEO Explot - Divulgação/Tabris Lichfett - Divulgação/Tabris Lichfett
Imagem: Divulgação/Tabris Lichfett

Ela fala que deixar crianças com 11 anos jogar Roblox é "ok", mas abaixo disso é "complicado". Na Europa, Roblox tem classificação indicativa de 7 anos, e só é possível criar uma conta na plataforma com 13 anos.

O que acho complicado é o chat [da plataforma]. A gente sabe que esses espaços são realmente perigosos [para crianças] abaixo de uma certa idade, então é ter esse cuidado de entender com quem que a minha criança está socializando ali dentro

Em 2019, Roblox se envolveu em polêmicas por casos de pedofilia dentro do ambiente da plataforma. Na época, a Roblox corporation afirmou que seus chats possuem filtros e controle de pais, mas frisou que há chats criados por usuários, que podem ser de qualquer idade, principalmente dentro dos games feitos e jogados na plataforma.

Cuidados

Roblox, game com foco em crianças - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Luiza dá algumas dicas para pais preocupados com os filhos jogando Roblox, o principal deles é perceber mudanças de comportamento nas crianças após jogar.

Mudou a atitude? Fica mais estressado? Qual o nível de frustação quando fala que não é mais pra jogar? Tenta notar isso, perceber o efeito (do Roblox na criança)

Jogar Roblox exige cuidado, mas ela também exalta os aspectos positivos do game, não só no desenvolvimento de habilidades como também em ser uma ferramenta de ensino, já que muitos jovens tem contato com programação por ele.

No podcast Game Trends em comemoração ao dia das crianças, Luiza falou mais sobre os cuidados com Roblox e outros jogos infantis (a partir de 25min), assim como mostrou mais do trabalho que ela e o time fazem no aplicativo Truth and Tales. Ouça:

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Game Trends, por exemplo, no Spotify e no Youtube ou assinando o nosso feed.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol